Ao organizar a sua documentação para fazer um intercâmbio, certamente o primeiro deles que deve correr atrás é o visto canadense. Dependendo do tipo de viagem e seus objetivos profissionais, você tem oito opções de visto.
Entretanto, muitos estudantes nos procuram com dúvidas sobre valores, onde e como tirar esse documento que é o seu passaporte para os estudos e trabalho aqui no Canadá. Por isso, decidimos fazer esse post para tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
Como tirar o visto canadense?
Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o visto canadense tem menor duração — apenas seis meses —, portanto você precisa ficar de olho nas datas do seu documento. Por isso, o indicado é que faça a sua solicitação com, no mínimo, seis semanas de antecedência.
Para tirar o seu visto há duas situações. A primeira delas é para os brasileiros que um dia já tiveram o visto canadense nos últimos dez anos ou tenham o americano ainda na validade. Nesse caso, o governo daqui disponibiliza o ETA (Autorização Eletrônica de Viagem).
Para isso, você somente precisa entrar no site do Governo Canadense e informar os dados do passaporte que já tem, pagar uma taxa e esperar a ETA ser aprovada e enviada por e-mail (esse processo pode durar pouco minutos).
A segunda situação é para os moradores temporários e visitantes, como no caso de intercambista. Se for o seu caso, precisará acessar a página da Imigração do Governo Canadense, informar todos os prazos, datas e informações da sua viagem e o tipo de visto que deseja. Após isso, será emitida uma guia para o pagamento de uma taxa. Depois, é só aguardar a aprovação da sua solicitação.
Qual é a documentação para tirar o visto canadense?
Os documentos para tirar o visto canadense são
- passaporte válido;
- foto 3×5;
- comprovante financeiro dos últimos três meses (imposto de renda, contratos sociais, extratos bancários ou holerites);
- formulário de solicitação IMM5257E;
- formulário de informações familiares;
- duas cópias do Termo de Consentimento da VFS;
- Declaração de União Estável (se for o caso);
- questionário de informações adicionais;
- formulário Schedule 1.
Toda essa lista está disponível no site do Governo Canadense, com um manual para tirar as principais dúvidas sobre a documentação necessária. Além disso, é obrigatório apresentar um exame médico para os estudantes que permanecerão no país por mais de seis meses.
Quanto custa tirar o visto canadense?
O custo para tirar o visto canadense varia conforme o seu tipo de solicitação. O TRV (Temporary Resident Visa), por exemplo, tem taxa básica de C$100.00. Para a permissão de trabalho os valores ficam em torno de CAD$ 155,00.
Então, é necessário consultar o seu tipo de visto e período do pedido, pois essas taxas costumam ser alteradas.
Como uma agência de intercâmbio pode ajudar?
A Canada Ponto tem um setor voltado para a orientação e assistência sobre o visto canadense. Nele tiramos as principais dúvidas sobre valores atualizados, documentação e demais assuntos consulares.
Além disso, também temos um serviço de consultoria, no qual conversamos com você para orientá-lo sobre o tipo de visto que melhor se encaixa nos seus objetivos, documentos e prazos.
O visto canadense é a primeira preocupação quando estudantes, profissionais e visitantes desejam vim para cá. Apesar de ser um documento de extrema importância e um pouco burocrático, basta ficar de olho na documentação, prazos e valores que não tem erro. Ah! E qualquer coisa, conte com a nossa ajuda.
Agora que já sabe como tirar o visto canadense, entenda os principais motivos que podem fazer a sua solicitação ser negada.