O território canadense sempre está no topo da lista dos melhores países para se morar e fazer um intercâmbio. Um dos motivos para isso é a saúde pública do Canadá, que é extremamente eficiente e organizada. Entretanto, o país é dividido em províncias e, por isso, é importante que busque conhecer as regras e condições de cada uma.
Além disso, o sistema, que é conhecido como Canadian Health Care, é subsidiado pelos impostos que os cidadãos pagam. A seguir, mostraremos como funciona e quem tem acesso à saúde pública canadense e a importância de você contar com um seguro-saúde no seu intercâmbio. Veja só!
Como funciona a saúde pública no Canadá
O Canadá é um país que preza pela igualdade e qualidade de vida de seus cidadãos e residentes. Isso fica claro no sistema de saúde, já que todos recebem o mesmo tipo de atendimento e tratamento, independentemente das condições financeiras, classe social ou status profissional.
Aqui, não existe sistema privado de saúde. Aliás, ele é proibido por lei. Grande parte dos serviços são disponibilizados sem custo para os contribuintes, mas dependendo da rede, do hospital e do seu plano, pode ser necessário pagar alguma taxa.
Para o funcionamento organizado, o país conta com as Walkin-in Clinics. Essas são clínicas que fazem a maior parte dos procedimentos, principalmente os burocráticos. Serão nesses locais que você deve ir em um primeiro momento quando se sentir mal ou precisar de algum encaminhado para especialista.
Quais são os serviços disponibilizados?
Os atendimentos e procedimentos variam de acordo com a clínica e província. De modo geral, os pacientes têm acesso a encaminhamento para especialidades médicas, prescrições de receitas, diagnósticos de lesões, mal-estar e condições não tão sérias, como machucados, dores de garganta, alergias e infecções.
As mulheres, por exemplo, que utilizam anticoncepcionais precisam prescrições para comprar esse tipo de medicamento. Documento esse que somente é liberado em uma Walk-in clinic. Para ser atendido, não há necessidade de agendamento, mas se o fizer será melhor.
O sistema de saúde pública do Canadá que é oferecido pelo governo dá acesso a atendimentos, procedimentos e planos mais básicos, porém de alta qualidade. No entanto, caso o cidadão ou residente queira aumentar a sua cobertura e ter outros serviços, basta contratar um Extended Care, que cobre desde cuidados dentais até locomoção com ambulância.
Quem pode utilizar a saúde pública do Canadá?
Além dos cidadãos canadenses, os residentes, trabalhadores temporário com permissão para trabalhar acima de seis meses, refugiados protegidos pelo governo e intercambistas com estudos superiores a seus messes também podem utilizar os serviços do Canadian Health Care.
Para isso, é preciso que apresentem o cartão de seguro do território em que reside ou estuda, sendo que deverá apresentar esse documento sempre que for consultar ou utilizar algum tipo de serviço de saúde.
É importante ressaltar que alguns residentes de determinadas províncias precisa esperar a carência de até três meses para utilizar o sistema de saúde do governo. Então, não se esqueça de conferir a validade e cobertura do seu plano.
Preciso de um seguro-saúde?
Se você é intercambista, é fundamental que busque e contrate um seguro-saúde para o período dos seus estudos, pois alguns estudantes precisam pagar pelos serviços de algumas províncias. Sendo assim, essa é uma maneira de se resguardar e economizar.
A saúde pública no Canadá é sempre tratada com muita seriedade, organização e prezando pela acessibilidade de todos. Diante disso, o Canada Health Act determina que os serviços básicos de cuidados com a saúde devem, obrigatoriamente, serem acessíveis e universais.
Quer entender mais sobre como funciona e o que é o seguro-saúde? Então, aproveite para conferir o nosso post que explica a importância de contratar esse serviço.