Cantar nas ruas? Trancar os carros? Nada disso! Algumas leis canadenses são tão curiosas que chegam a ser engraçadas. No entanto, é importante que entenda o que pode e não pode ser feito na cidade do seu intercâmbio, pois isso é sobre respeitar a cultura local.
Então, para não correr o risco de fazer algo proibido, e para rir um pouco, confira algumas leis nada convencionais aqui do Canadá.
Não use trocados para pagar suas compras
Sabe aquela mania de brasileiro querer se livrar das moedinhas pagando as compradas trocadas? Aqui no Canadá não pode! De acordo com um ato legislativo decretado em 1985, há uma limitação da quantidade de moedas que podem ser utilizadas em uma compra ou qualquer tipo de transação financeira.
Por isso, se você for fazer uma compra de mais de 5 dólares em moedas de 5 nickels, a loja pode até se recusar a fechar a venda, acredita? É possível utilizar moedas de 1 dólar (loonie), por exemplo, mas sua compra deve somar até 25 dólares.
Proibido fazer bonecos de neve muito grandes
Nas ruas da cidade portuária de Souris, em Prince Edward Island, nada de fazer competição do maior boneco de neve. Entre as leis canadenses mais bizarras essa se destaca, pois quem mora em terrenos nas esquinas das ruas não pode construir bonecos de neve que tenham mais de 76,2 cm.
Taxistas não podem usar qualquer roupa
Aqui no Canadá os motoristas de táxi não têm liberdade de usar a roupa que quiserem. Segundo uma lei canadense, válida para o município de Halifax, os taxistas devem usar blusas no estilo militar (com golas e mangas) e não podem usar camisetas nem tênis ou chinelos.
As calças precisam ser até o tornozelo e, caso forem utilizar bermudas nos dias mais quentes, ela precisa ir até três polegadas abaixo dos joelhos.
Não assobie ou cante nas ruas
Entre as leis canadenses mais curiosas, essa parece que foi decretada por uma tia ranzinza. Em Ontário você não pode cantar, assobiar, gritar ou vaiar nas ruas, não importa o horário. Então, caso receba uma boa notícia ou o seu time ganhe, é preciso conter a felicidade.
Nada de pintar as escadas que forem de madeira
Para evitar acidentes, uma lei canadense do Código de Segurança Ocupacional da província de Alberta, é proibido pintar, revestir ou fazer qualquer tipo de alteração nas escadas que forem de madeira. A intenção é evitar acidentes porque as pessoas não enxergaram o real estado da escada. Essa até que faz sentido, vai.
Grama alta? Nem pensar
Uma das leis canadenses é para os desleixados com a grama. Segundo a legislação, elas não podem atingir mais de 8 polegadas de altura. Caso isso acontece, a cidade poderá cortar e enviar a conta para o morador da casa.
Não pode trancar os carros
No centro de Churchill, em Manitoba, é proibido deixar os carros trancados nas ruas, pois eles podem servir de refúgio para pessoas que estejam fugindo de ursos polares. Está aí uma lei canadense que jamais daria certo no Brasil.
Essas são algumas das leis canadenses mais bizarras que você encontrará quando for fazer intercâmbio por aqui. Apesar de algumas delas até terem um ponto de fundamento, elas são bem rígidas e podem resultar em multas para quem não as respeitar.
Que tal conhecer e rir de mais coisas engraçadas e diferentes do Canadá? Confira o nosso post com 10 curiosidades que nunca te contaram!