Para aqueles que já estão com o visto na mão e com tudo certo na instituição de ensino, começa a busca por acomodações seguras e que caibam no bolso. Entre as opções para intercâmbio no Canadá, você pode optar por três locais: hotel, residência estudantil e, a principal delas, a homestay.
A homestay é o tipo de acomodação mais buscada por intercambistas brasileiros por ser um ambiente familiar, econômico, seguro e uma fonte rica da cultura canadense para que se habitue aos costumes do país. A seguir, entenda como funciona este tipo de acomodação e quais são os benefícios de optar por ela!
Como funciona uma homestay no Canadá?
Normalmente, as acomodações em casas de família, ou host families, estão localizadas em bairros residenciais. Nessa opção, você estará morando com uma família típica canadense (imigrante ou não), que pode ter filhos, fazer festa para amigos e ter uma rotina normal, conhecendo o dia a dia dos canadenses.
Alguns detalhes dependerão da família que você foi inserida, mas não se preocupe, é realizada uma avaliação para verificar a compatibilidade do perfil dos anfitriões e do intercambista. Normalmente, os estudantes contam que depois de um tempo passam a se sentir em casa e, até mesmo, parte de uma nova família.
Vale lembrar, que apesar da hospitalidade dos canadenses, é preciso respeitar as regras da casa, que podem incluir horários para acordar, dormir e se alimentar. Afinal, a convivência deve ser agradável para todos.
O que está incluso?
Grande parte das homestays aqui do Canadá oferecem três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e quarto privativo. Entretanto, há famílias que somente disponibilizam duas refeições.
É importante verificar essas informações antes e já chegar ao destino preparado. Se for viajar com a Canada Ponto, não se preocupe, nós passamos todas as informações com antecedência.
Como uma homestay é selecionada?
De modo geral, as famílias alugam suas acomodações para que as instituições possam enviar os seus alunos intercambistas, mas elas precisam passar por um processo de seleção. A Canada Ponto realiza uma entrevista rígida com a família que pretende receber o aluno. Dessa forma, a segurança e o conforto são garantidos.
Além disso, no momento de escolher a homestay, o estudante preenche uma ficha com informações sobre suas preferências como número de refeições oferecidas, hábitos alimentares (se você é vegetariano ou vegano), se tem alergia a animais, entre outras questões. O intercambista também deve preencher um formulário de solicitação, pagar a taxa de aplicação e confirmar a chegada e período de estadia.
O que acontece se não houver adaptação?
Podem existir diversos fatores que fazem um intercambista não se adaptar a uma homestay. Se isso acontecer por uma opção sua, uma nova taxa será cobrada, mas se for por algum problema justificado, esse acréscimo não precisa ser pago.
Em um primeiro momento, pode parecer desconfortável morar com alguém que ainda não conhece. Contudo, a homestay é muito comum por aqui e as famílias são bem receptivas quanto a isso. Essa é uma oportunidade de vivenciar a cultura e o cotidiano dos canadenses, além de não sentir tanta falta do ambiente familiar.
Agora que já sabe como funciona uma homestay, confira os outros tipos de acomodações que você pode escolher para um intercâmbio no Canadá.