O inverno no Canadá é um dos mais rigorosos do mundo. É nessa época que nevascas, chuvas e ventos frios assolam as cidades.
Mas assim como em qualquer estação do ano, o inverno no país tem muitos encantos e é de longe uma das estações mais divertidas para quem gosta de esportes e aventuras.
Além disso, as casas são preparadas para permanecerem quentinhas mesmo com temperaturas negativas e muita neve do lado de fora.
E se você planeja conhecer o inverno canadense, precisa saber como se preparar para a época.
Confira as dicas para o seu intercâmbio no inverno ser ainda mais incrível:
O que não pode faltar na mala
Com temperaturas que podem chegar a – 50° C nas áreas mais extremas, o Canadá reserva belezas cheias de neve, gelo e muito frio.
Por isso, ao planejar sua viagem ou intercâmbio, é fundamental pensar na época do ano em que você estará no país, e quais as temperaturas médias da província onde você vai viver.
Dessa forma fica mais fácil acertar o que levar para a viagem.
Ainda assim, alguns itens são indispensáveis, independentemente do local no Canadá onde você for ficar.
1 – Casacos impermeáveis
De preferência, casacos que venham até os joelhos, impermeáveis e com capuz.
Essa é uma peça completamente necessária na mala de quem vem ao Canadá durante o inverno.
O casaco alongado ajuda a proteger todo o corpo dos frios ventos, além disso, sendo impermeável, manterá você seco mesmo durante chuvas ou nevascas.
O ideal é que seja forrado com pelos sintéticos ou nylon, para garantir ainda mais aquecimento.
2 – Roupas térmicas
Blusas, calças e meias térmicas também ajudarão a se proteger do frio.
No Canadá, essas peças usadas debaixo das roupas convencionais ajudam a manter o corpo aquecido, livre de suor e sem sofrer choques térmicos.
As roupas de fleece, lã e tricô são uma boa opção sobre as peças térmicas, para manter o calor e criar um isolamento térmico.
3 – Meias e solas de lã
Os sapatos para o inverno precisam ter especificidades que dificilmente serão encontradas no Brasil (de preferência, impermeáveis, com uma boa aderência, isolamento, etc).
Por isso, para não ficar com os pés congelados enquanto não compra um calçado ideal para o inverno mais rigoroso, as meias e solas de lã podem ser uma boa opção para quebrar um galho, mantendo os pés quentinhos com os sapatos que você já tem.
4 – Toucas, cachecóis, protetores de orelha e luvas
Mesmo com casacos, as extremidades do corpo tendem a esfriar, por isso, luvas, cachecóis, toucas e protetores de orelha são essenciais na mala.
Além disso, essas peças também ajudam a variar suas opções, mudando os “looks” de forma simples e rápida.
5 – Pijama quente
Mesmo as casas sendo preparadas para manter as temperaturas mais altas internamente, é importante lembrar de levar pijamas para o inverno.
Onde encontrar roupas para o inverno
Agora que você já sabe o que precisa levar, surge a dúvida: compensa mais comprar no Brasil, ou no Canadá?
Bom, nossa dica é que você prepare uma mala com itens básicos para as temperaturas baixas, e leve uma jaqueta ou casaco, mas deixe para comprar aqui, as peças mais pesadas.
Dessa forma, além de não ocupar um espaço precioso na sua bagagem, você consegue escolher no Canadá peças preparadas para o frio daqui, com um bom custo-benefício.
No Canadá, é possível encontrar roupas com ótima qualidade e que protegem do frio intenso em lojas de departamentos, grandes mercados e até em feiras locais.
Leia também: 3 pontos turísticos no Quebec que são imperdíveis
Passeios no inverno no Canadá
Preparado para o inverno? Então confira essas dicas de locais para curtir o frio no Canadá:
1 – Patinação no gelo no Canal Rideau
O canal com mais de 7km de extensão que atravessa a capital do país, congela durante o inverno, se tornando um dos pontos turísticos mais incríveis do Canadá.
Aproveite para patinar no gelo com vista arborizada e conhecendo a cidade por um ângulo diferente.
2 – Tobogã na neve
No Canadá, existem tobogãs de neve particulares e públicos. Nos dois casos, a diversão é garantida.
Nas pistas privadas são fornecidas boias de neve para escorregar, não esqueça de usar um cachecol para se proteger do vento.
Já os tobogãs públicos podem ser realizados em elevações ou colinas pela cidade, e geralmente é necessário levar um objeto para ajudar a escorregar, podendo ser uma boia, um carpete de neve e até mesmo um papelão.
3 – Jetski na neve
Você sabia que só em Ontário existem mais de 30mil km de trilhas que podem ser desvendadas de jetski?
Essa é uma opção de passeio mais radical, que exige acompanhamento de um guia e condições ideais de clima, já que as trilhas podem ser perigosas para pessoas desacompanhadas ou inexperientes.
Ainda assim, os passeios são super divertidos e são uma boa opção para passar um dia com amigos.
Além dessas opções, ainda é possível fazer snowboard, escalada no gelo, ice fishing, visitar um dos festivais de inverno, e muito mais!
Seu intercâmbio tem tudo para ser mágico durante o inverno! Venha descobrir o Canadá com a Canada Ponto.