A província marítima de Prince Edward Island (PEI), é um lugar tranquilo e de paisagens deslumbrantes, localizado na costa leste do Canadá entre Nova Brunswick e Nova Scotia, no Golfo de São Lourenço, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Halifax, e a 600 quilômetros a leste da cidade de Quebec.
Com ar de cidade do interior, PEI é a menor e menos populosa província do país, apesar disso, é a mais densamente povoada, com pouco mais de 160.000 habitantes em 5.600 km². O clima da ilha é ameno durante a primavera e outono, os verões são mais quentes, com temperaturas entre 19 e 25ºC, enquanto o inverno é frio e rigoroso com temperaturas que podem chegar a -7ºC.
História
As terras tradicionalmente pertencentes ao povos mi’kmaq, foram reivindicadas pelo explorador francês Jacques Cartier que chegou à região em 1604 e batizou a ilha de Île Saint-Jean.
Com a chegada dos britânicos, o povo francês foi expulso da ilha e em 1799, recebeu o nome pelo qual hoje a conhecemos, em homenagem ao quarto filho do rei Jorge III, o príncipe Eduardo Augusto, o duque de Kent (1767-1820), que mais tarde seria pai da futura Rainha Vitória.
Economia e turismo
Apelidada de “jardim do golfo” graças a suas planícies com solo vermelho perfeitas para as plantações, a ilha produz grãos e frutas para todo o país, além de ser responsável por um terço da produção total de batatas do Canadá. A pesca de lagosta, junto com outros frutos do mar também é muito importante para a economia local, que nos períodos de pico chega a empregar mais de 8 mil pessoas.
A indústria área, farmacêutica e da biociência são setores que tem crescido muito em PEI, tanto com fábricas, como centros de treinamento customizados para as empresas.
Não menos importante, o setor de turismo recebe em média 1,5 milhões de pessoas ao ano. Os visitantes desfrutam de uma variedade de atividades de lazer e cultura, com muita culinária local, artesanato, música, passeios pela cidade e áreas históricas, como parque Green Gables, onde fica a fazenda que pertenceu à família de Lucy Maud Montgomery e inspirou toda a história de Anne de Green Gables, personagem da famosa escritora Lucy Maud Montgomery que virou best seller e série na Netflix.
Tudo isso sem contar as 13 praias, riachos, baías e rios que banham a província. Os turistas podem escolher entre o lado sul da Ilha com água morna e areia vermelha e o lado norte com areia branca e o mar ideal para quem ama surf.
A capital Charlottetown
A capital de Prince Edward Island é a maior cidade da província e abriga 25% de toda a população local. Com diversas opções de teatros, bares, restaurantes e lojas, Charlottetown é a mistura perfeita da vida urbana com a vida no campo.
Conhecida como “Berço da Confederação”, a capital sediou em setembro de 1864, a primeira reunião no processo que levou à criação do Canadá em 1867, depois da colônia britânica se recusar a se juntar ao Canadá, optando por ficar vinculada ao Reino Unido.
Já em 1873, o primeiro-ministro canadense Sir John A. Macdonald, começou a negociar para que a província se juntasse ao Canadá e a ilha entrou na Confederação Canadense em 1º de julho do mesmo ano.
Educação
O sistema público e gratuito de educação de PEI é reconhecido pela sua alta qualidade de ensino desde o jardim de infância (a partir dos 5 anos de idade) até o último ano do ensino médio (até os 19 anos de idade para canadenses e residentes permanentes).
Mesmo sendo uma província com a maior parte da população falando apenas inglês, o ensino da língua francesa também é ministrado nas instituições de ensino, assim como outras disciplinas obrigatórias.
Depois do ensino médio, os estudantes podem seguir pelo caminho das profissões técnicas e tecnólogas, ou pela formação universitária. A ilha possui uma universidade (Universidade de Prince Edward Island – UPEI) e duas faculdades (Holland College e Collège de l’Île) que oferecem diversas opções de cursos para todos os alunos.
Imigração
O custo de vida relativamente baixo atrai cerca de 2000 imigrantes que chegam à província todos os anos, seja para estudar, trabalhar ou morar. Para imigrar para o Canadá através da província, é possível optar por um dos Programas de Nomeação Provincial (Provincial Nominee Programs – PNP), ou o PEI Immigrant Nominee Program (PEIPNP), que nomeia pessoas que trabalham e vivem na província para aplicarem para residência permanente.
Além disso, a PEI é uma das 4 províncias que fazem parte do Programa de Imigração do Atlântico (Atlantic Immigration Program – AIP), que foca em trabalhadores estrangeiros qualificados e estudantes internacionais graduados na província que desejam trabalhar e viver lá.
O programa criado para as empresas poderem preencher a lacuna que existe de mão de obra qualificada no mercado de trabalho da região fez tanto sucesso que no final de 2021 passou por uma reestruturação e agora é um programa de imigração permanente.
Quer saber mais sobre a vida no Canadá? Converse com nossa equipe!