Conheça mais sobre o programa que permite que alunos trabalhem durante o intercâmbio.
Se você tem mais de 18 anos e sonha em trabalhar enquanto estuda no Canadá, o programa de Co-Op é a opção perfeita para você. Leia o blog e descubra o que é, como funciona, como ingressar e quais as vantagens desse tipo de intercâmbio.
O que é?
O Co-Op (Cooperative Education) é a opção de intercâmbio de trabalho e estudo no Canadá. Com ele é possível ingressar em cursos de ensino superior, técnico ou tecnólogo que variam entre 26 semanas e 2 anos, onde além da parte acadêmica, o intercambista tem a oportunidade de trabalhar por determinado período colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Basicamente o programa funciona com a cooperação entre a instituição de ensino e um empregador que oferece uma vaga de estágio.
Os cursos são destinados às mais variadas áreas de conhecimento como: serviços ao consumidor, hotelaria, administração, marketing e vendas.
Como funciona?
Algumas escolas possuem parceria com empresas que convidam mensalmente os estudantes do programa para entrevistas, enquanto outras deixam os alunos livres para buscar a vaga.
O esquema de aulas varia de acordo com a instituição de ensino escolhida. Mas de modo geral, para receber o diploma o intercambista deve passar por período de ensino e depois se dedicar ao estágio obrigatório na área de estudo.
Durante as aulas o estudante pode trabalhar part-time, ou seja, 20 horas por semana e nas férias ou período de estágio, até trabalhar 40 horas semanais.
Como ingressar?
Para ingressar no programa é necessário ter mais de 18 anos, ensino médio completo, proficiência no idioma e dinheiro suficiente para se manter no país durante todo o período do curso.
Outro ponto importante é o visto para embarcar no Canadá (leia nosso post sobre os tipos de visto e como solicitar o documento).
A obtenção do visto é um processo criterioso e deve ser iniciado no mínimo 6 meses antes do embarque. Para isso é necessário o preenchimento dos formulários, comprovação financeira, pagamento da taxa consular, fotos e carta de aceitação pela escola, entre outros documentos.
Vantagens do Co-op
Networking internacional
O programa oferece a chance do estudante ampliar sua rede de contatos com pessoas de várias partes do mundo, o que aumenta ainda mais a chance de se destacar no mercado de trabalho.
Economia
Os programas Co-op geralmente são mais econômicos que os programas em colleges, além disso, a oportunidade de trabalhar no país pode ser uma forma de “recuperar” o dinheiro investido.
Teoria e prática de mãos dadas
Durante o intercâmbio você tem a oportunidade de aprender novas habilidades e colocar em prática os seus conhecimentos.
Uma vez que o trabalho faz parte da grade do programa, você acaba garantindo uma experiência profissional internacional.
Quer viver essa experiência? Entre em contato com nossa equipe e saiba como realizar seu intercâmbio pelo programa Co-op