Não existe um momento certo, apenas a época que mais se encaixa com os seus objetivos.
Vamos entender qual tipo de intercâmbio é mais indicado para cada idade, e quando buscar pela experiência.
Estudar no Canadá é o sonho de muita gente, o problema é que, em alguns momentos, acabamos nos perdendo em tantas opções de intercâmbio, sem saber qual o melhor momento para viajar ou como se organizar para a viagem.
Por conta disso, o sonho acaba ficando de lado.
Mas com a Canada Ponto você não precisa se preocupar com detalhes difíceis de serem resolvidos.
Lidamos diariamente com diversos tipos de pessoas procurando por intercâmbios, e com essa experiência, pudemos reunir algumas informações sobre qual a melhor hora e a melhor forma de iniciar seu intercâmbio.
Em primeiro lugar, é importante analisar as suas condições psicológicas, afinal, passar um período longe de casa e da família, em uma cultura completamente nova, sem ninguém conhecido, é um grande desafio emocional.
Mas a experiência é sempre positiva, e acaba acrescentando maturidade, responsabilidade e muitos momentos bons, já que você experimentará mais independência, terá de aprender a gerir seu dinheiro, fará novas amizades e viverá como um nativo no Canadá.
Leia Mais: Qual o preço do visto canadense?
Então, qual a melhor idade para cada tipo de intercâmbio?
Recomendamos que escolham o tipo de intercâmbio de acordo com a faixa etária e nível do idioma, para que cada um se identifique mais com o que vai estudar e como passará os dias no país.
Por exemplo:
A partir dos 12 anos: intercâmbio em casas de família;
Dos 14 aos 17: High school no exterior (cursando um ano letivo do ensino médio no Canadá), no caso de quem já fala bem o idioma, ou intercâmbio Teen, que ocorre no período de férias do aluno;
Mais de 18 anos com bom domínio do idioma: intercâmbios em escolas de inglês credenciadas ou universidades, cursos preparatórios para provas de proficiência na língua, podendo optar por uma casa de família ou mesmo um intercâmbio com trabalho voluntário;
Mais de 18 anos sem domínio da língua: cursos do idioma, intercâmbios para trabalhar (voluntariado ou não) enquanto estuda;
Para universitários com até 28 anos: Trabalhos de férias;
30 anos ou mais: turmas para essa faixa etária, geralmente focados em Executive Education.
Mas é claro que essas indicações não são regras.
O aluno avaliará qual a melhor opção para a sua viagem de intercâmbio, bem como a duração, que pode variar de 3 semanas até 2 anos!
Como nem todos os programas oferecem a opção de trabalhar durante o intercâmbio, é importante avaliar os custos da viagem e colocar todos os gastos previsíveis no orçamento.
Quer ajuda para planejar um intercâmbio sem dores de cabeça?
Entre em contato com a nossa equipe!