Quando pensamos em morar em algum lugar, logo ficamos curiosos sobre o local e também sobre as pessoas que lá vivem. Quando se trata de mudar de país então, nem se fala. Será que serei acolhido? Será que vou me sentir bem?
Essas são algumas das questões mais frequentes. Pensando em responder elas e ainda te ajudar a compreender os habitantes canadenses, nós reunimos 3 fatos incríveis sobre a população do Canadá. Leia agora mesmo o artigo abaixo e confira!
1. A população do Canadá é uma das menores do mundo
O Canadá é um país enorme, sendo o segundo maior em extensão territorial, perdendo apenas para a Rússia. No entanto, ele tem menos de 38 milhões de habitantes — um número menor do que o de moradores do estado de São Paulo, no Brasil, que conta com 6 milhões de habitantes.
Na prática, isso significa que há muito para ser explorado, mas poucas pessoas para movimentar a economia e gerar força de trabalho. Por isso o país tem planos de trazer 1,2 milhões de imigrantes até 2023.
2. A população do Canadá é, em sua maioria, descendente de britânicos e franceses
O Canadá foi colonizado por britânicos e franceses, sendo que o grupo britânico está localizado, principalmente, na Nova Escócia e Príncipe Eduardo. Já a parte francesa do Canadá está concentrada em Quebec. Há ainda um terceiro grupo, os “neo-canadenses”, de origem europeia, nas províncias de Alberta, Colúmbia Britânica e Ontário.
Entre os grupos minoritários podemos citar os asiáticos, negros, indianos e esquimós. Além das diversas nacionalidades que cada dia mais ajudam a compor a bela diversidade do país.
Este fato é determinante para entender porque o Canadá tem dois idiomas oficiais: inglês e francês. Em algumas cidades, é possível notar os contrastes das construções francesas e em outras as construções britânicas. O charme histórico foi preservado em muitos lugares e você pode conhecer melhor a história do país nos diversos museus canadenses.
3. Cerca de 20% das pessoas que moram no Canadá são imigrantes
Com mais de 60 programas de imigração, o Canadá é conhecido por muitos como o paraíso dos imigrantes. Desde 1960 o país conta com uma política de portas abertas para os estrangeiros e cada vez mais busca meios de trazer imigrantes. O resultado é que hoje, 20% dos habitantes são imigrantes.
Um número bem alto que reflete toda a receptividade e acolhimento dos canadenses para com pessoas de outras nacionalidades. Lembrando que o país também tem leis e sistemas sólidos para lutar contra a discriminação racial e a homofobia.
Agora que você conhece esses fatos sobre a população do Canadá, diz aí se não é um ótimo lugar para se morar? Isso sem falar na qualidade do ensino, sistema de saúde, transporte e segurança. Fazer um intercâmbio aqui também é uma experiência incrível — veja esses relatos.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como morar no Canadá? Confira este artigo em que apresentamos o Express Entry, um programa que agrupa diversos meios de imigração e facilita a sua vinda para o país!