Atenção: este artigo fala sobre as tradições natalinas que ocorrem todos os anos, porém, em 2020, assim como ocorre em todo o mundo, não é recomendado reunir familiares e sair de casa. Os eventos estão cancelados em sua grande maioria.
Enquanto no Brasil é verão, o Natal no Canadá é bem frio. As cidades ficam cobertas de neve e luzes, com muitos enfeites nas ruas e nas casas, formando uma paisagem incrível. Nos lares canadenses, meias são colocadas na lareira com doces e surpresas para as crianças e os presentes ficam no pé da árvore de Natal.
Nesta época do ano acontecem eventos, tradições e até adaptações nos cardápios dos restaurantes, tudo para intensificar ainda mais o clima natalino. Quer entender como funciona o Natal no Canadá? Continue a leitura!
Ugly sweaters
Durante a manhã do dia 25 os presentes são abertos e uma tradição é usar os ugly sweaters (blusões feios), pijamas e blusões com decorações de natal como árvores de Natal, cervos, renas, bonecos de neve, entre outros. A tradição manda que, quanto mais estranho, melhor é. Eles também são usados em algumas festas de Natal das empresas.
Christmas vector created by freepik – www.freepik.com
Santa Claus Parade
Um dos eventos mais tradicionais de Natal é a Santa Claus Parade, que acontece nas principais cidades do Canadá, como Montreal e Vancouver. Ela é composta por voluntários e empresas da região, que enfeitam ônibus, caminhonetes e carros. Os times esportivos também costumam participar e quem encerra o evento é o Papai Noel.
Canadian Pacific Holiday Train
O Canadian Pacific Holiday Train viaja por todo o Canadá desde 1999. Todo decorado, ele leva a magia do Natal pelas províncias, além de receber doações e alimentos, que são levados para o Food Bank, uma organização de caridade que ajuda canadenses com dificuldades financeiras a terem acesso a alimentos.
São dois trens, sendo que um passa somente pelo Canadá e outro que passa entre o Canadá e os Estados Unidos. Eles também costumam fazer shows, sendo que em 2020 o concerto será virtual.
Christmas crackers
Uma tradição da Inglaterra que também é muito popular no Canadá são as christmas crackers. Se você der uma volta no mercado durante o período das festas de fim de ano, vai se deparar com pacotes com tubos de papelão em papéis decorados que parecem grandes bombons.
Durante o Natal eles são colocados na mesa. Eles contam com duas pontas e duas pessoas devem puxá-los, uma de cada lado. Quem tirar a maior parte fica com o presente que tem dentro, que pode ser um óculos, um chaveiro, uma caneta ou outro item.
Ceia de Natal no Canadá
Quanto à ceia, vai depender muito da região e da cultura de cada família, mas, normalmente, além do já conhecido peru natalino, eles também costumam servir comidas mais típicas como:
- Nanaimo bars: sobremesa feita com base de wafer, noz, miolo de coco, cobertura de creme no meio e ganache por cima.
- Butter tart: é uma mini torta de manteiga e açúcar, com casca de massa folhada.
- Tourtière: originária de Quebec, é uma torta de carne que pode ser feita com carne de porco picada, vitela ou carne e batatas.
- Gingerbread houses: casas de biscoitos de gengibre, são feitas antes do Natal, com pão de gengibre e açúcar derretido.
- Torta de abóbora: torta feita com abóbora, creme de leite, ovos e especiarias como a noz-moscada, a baunilha, o cravo, canela e gengibre.
- Eggnog: bebida é feita de leite, açúcar, ovos, baunilha e uma pitada de noz-moscada. Ela pode, ou não, conter álcool. É servida quente ou gelada.
- Doces temáticos: doces com formato de bengalas, árvores de Natal e outros itens comuns do Natal.
Enquanto no Brasil o Natal é comemorado na noite do dia 24 para o dia 25, no Canadá o costume é fazer a ceia no dia 25, sendo que no dia 24 muitas empresas funcionam até o meio dia.
Coral de Natal
Uma tradição herdada dos europeus são os corais de Natal. As pessoas se reúnem em igrejas, centros comunitários, escolas e em suas casas e cantam músicas típicas dos finais de ano. Além disso, famílias, amigos e corais comunitários cantam de porta em porta para arrecadar doações para igrejas e instituições de caridade.
Boxing Day
No Canadá a maior liquidação do ano não é a Black Friday, mas sim o Boxing Day, que é quando as lojas fazem liquidação de tudo o que sobrou. Ele acontece no dia 26 de dezembro e os preços são muito mais em conta e os descontos chegam a 80%, com a desvantagem da pouca variedade de opções.
Se você for aproveitar o Boxing Day, é preciso chegar cedo nas lojas e ter paciência, por conta das filas. Alguns sites costumam mostrar as promoções e você pode escolher com antecedência o que vai comprar. É o caso do Flipp, do BargainMoose e do Redflagdeals.
Eventos Locais
Existem eventos diferentes acontecendo nas cidades. Em Toronto tem uma das maiores paradas de Papai Noel, além da Cavalcade of Lights, um festival que se inicia com a iluminação de uma grande árvore de Natal na praça Nathan Phillips, em frente à prefeitura.
Você também pode aproveitar para conhecer a Toronto Christmas Market, uma feira de Natal que acontece na Distillery District, uma antiga destilaria transformada em atração turística. Por lá você encontra lojas, restaurantes e várias outras atrações. Ainda em Toronto tem a Holiday Fair in the Square, com pista de patinação no gelo, além de comidas típicas e várias atividades.
Em Ottawa o parlamento é todo coberto por luzes e o primeiro ministro é que inicia a festa, acionando o interruptor principal. É servido chocolate quente gratuitamente e a festa dura o mês todo, com mais de 60 pontos turísticos.
Em Niagara Falls as cataratas são iluminadas no festival de luzes de inverno, com mais de três milhões de luzes e a bandeira canadense iluminada. Há ainda fogos de artifícios, musicais, concertos e feiras.
Cada província/cidade tem sua própria tradição, mas uma coisa é certa: o Natal no Canadá é inesquecível e existem muitas maneiras de se divertir nessa data.
Você gosta de conhecer as particularidades da cultura canadense? Confira também este artigo com 8 diferenças entre a cultura do Brasil e do Canadá!