17 de novembro de 2020
by wpcanada in Cidades do Canadá

Winnipeg é a capital de Manitoba, sendo a maior cidade da província e um importante centro de produção, transportes, comércio, agricultura e serviços educacionais. Com aproximadamente 750 mil habitantes, ela conta com uma mistura de arquitetura história e moderna, além de diversas opções de lazer, restaurantes, pontos históricos e opções de entretenimento.  Ela está localizada bem no centro do Canadá, por isso recebeu o codenome “Gateway to the West”, “Passagem para o Oeste” em português. Continue a leitura e conheça mais sobre essa cidade que é considerada a mais fria, mas também a cidades das oportunidades no Canadá!  

O clima em Winnipeg

A cidade está localizada nas Grandes Planícies, com terreno pouco acidentado. Com isso, as frentes frias do Ártico e as quentes do sul atingem em cheio a cidade, variando o clima da cidade drasticamente durante o dia. O frio é muito intenso, com temperaturas que vão até -35 °C, por conta do vale do Rio Red, que acaba direcionando o vento até à cidade. Se você gosta de neve, vai gostar de saber que ela aparece no fim de outubro e vai até abril. Não é à toa que a cidade acabou sendo conhecida como Winterpeg. Veja a lista de temperaturas médias mensais:
  • Janeiro: -13 °C 
  • Fevereiro:  -9 °C
  • Março: -1 °C
  • Abril: 10 °C
  • Maio: 19 °C
  • Junho: 23 °C
  • Julho: 26 °C
  • Agosto: 25 °C 
  • Setembro: 19 °C
  • Outubro: 11 °C
  • Novembro: 0 °C 
  • Dezembro: -10 °C
Lembrando que essas são estimativas e podem variar de acordo com diversos aspectos que afetam as temperaturas climáticas.

Pontos turísticos de Winnipeg

Winnipeg é uma ótima cidade para passear e conta com muitos pontos turísticos interessantes. Conheça-os abaixo.

Exchange District

O lugar perfeito para começar a conhecer a cidade. No Exchange District você caminha em ruas que são consideradas patrimônios históricos e encontra cafés super charmosos, lojas, galerias, bistrôs e o Old Market Square, uma praça que conta com um palco onde acontecem apresentações culturais e festivais de verão.

The Forks

Local histórico ao ar livre, onde se encontram os rios Red e Assiniboine. Os registros históricos da região contam com mais de 6 mil anos, inclusive, lá você pode encontrar o Canadian Museum for Human Rights, praticar atividades físicas na  Red River Mutual Trail, passear de barco, comprar alimentos e bebidas no The Forks Market e apreciar a vista na torre do museu, a Tower of Hope.

Assiniboine Park Zoo

Se você gosta de animais e natureza, aproveite a estadia em Winnipeg para visitar o  Assiniboine Park Zoo e sua premiada exposição “Journey to Churchill”, com animais do norte canadense como o inukshuk, ursos polares, coruja-das- neves, raposa ártica, rena, foca, Muskox, entre outros.

Parque FortWhyte

No parque FortWhyte você faz trilhas a pé, de bicicleta ou com raquetes de neve, explora os lagos em caiaques ou canoas e observa os animais que vivem lá, incluindo pássaros de mais de 160 espécies. Por lá também são realizadas atividades diversas, basta ficar de olho no calendário do parque.

Custo de vida

Pensando em imigrar para Winnipeg? De acordo com o órgão Canadian Real Estate Association, em 2020 você precisará desembolsar uma quantia média de 280.000 dólares canadenses.  Quanto aos impostos, em Manitoba, o valor pago é de 13% no total, que inclui a taxa federal, cobrada a todos os habitantes do Canadá, que é de 5% e a taxa provincial de Manitoba, que é de 8%. Se for alugar uma casa, o valor muda de acordo com diversos fatores como a localização, o tipo de imóvel, se ele vem mobiliado (uma característica bem comum no Canadá) e os serviços inclusos. Normalmente já são embutidos no aluguel os custos de água, aquecimento e energia.

Oportunidades de trabalho

Por ser um polo econômico importante, Winnipeg conta com empregos em diversas áreas como comércio, indústria, educação, saúde e assistência social. Grande parte dos empregadores é do setor público, além de outras instituições que não são governamentais, mas que dependem de verbas públicas. Ela também tem atraído muitos investidores desde 2012, quando a KPMG colocou Winnipeg como a cidade menos cara para se fazer negócios.

Possibilidade de ter seguro-saúde

Em Manitoba, a província de Winnipeg, o sistema de saúde é o Manitoba Health. Ele atende cidadãos canadenses, residentes permanentes e temporários, além de estudantes com permissão de no mínimo 6 meses ou de trabalho de no mínimo 12 meses. Quando o aplicante do visto tem filhos ou cônjuges, eles também podem usufruir do benefício. Vale ressaltar que, quando for elegível, você terá acesso ao sistema somente após três meses de permanência na província, por isso é necessário ter um seguro saúde privado neste período. Além disso, o Manitoba Health não cobre uma série de serviços, acesse o site e confira. Quer ir para Winnipeg? Nós podemos te ajudar. Entre em contato e fale com um de nossos consultores!