17 de setembro de 2020
by wpcanada in Cultura Canadense

Se você vai estudar no Canadá e ainda não conhece bem a cultura local, precisa saber que existem diferenças entre Brasil x Canadá que podem te surpreender. Conhecê-las ajudará em sua adaptação, uma vez que você terá de conviver com essas diferenças que, apesar de sutis, requerem algumas mudanças de hábitos. Confira agora 8 dessas diferenças!  

1. O Canadense é extremamente pontual

No Brasil é comum ter o costume de chegar 30 minutos após o horário marcado em festas, os ônibus costumam passar depois do horário estipulado com certa frequência e a tolerância do atraso em algumas ocasiões é de até 45 minutos. No Canadá é bem diferente. Para se ter uma noção, é comum ver ônibus estacionados em paradas para não chegarem adiantados. Ônibus e trens chegam nas paradas nas horas exatas. Se você atrasar para festas e compromissos, deixará os canadenses magoados, para eles, essa atitude é extremamente rude. Portanto, olhos no relógio!

2. Cumprimentos só à distância

Se você é acostumado a abraços, beijos no rosto e cumprimentos calorosos, já tente se acostumar aos cumprimentos à distância, com acenos de cabeça e apertos de mãos. Os canadenses prezam pelo espaço pessoal de cerca de um braço de distância. Eles também são mais reservados quando se trata de conhecer pessoas. Portanto, não estranhe se você demorar meses até ser convidado para tomar o café na casa do seu amigo canadense. Além disso, evite fazer perguntas pessoais e comentar sobre a sua vida, eles são mais reservados. Entre em assuntos pessoais somente quando eles tomarem a iniciativa.

3. O trânsito é extremamente organizado

Correr assim que tiver um espaço entre carros enquanto o sinal está vermelho para os pedestres, acelerar o carro quando o sinal estiver fechando e motos nas ciclovias são hábitos (ruins, diga-se de passagem) comuns no Brasil. Entretanto, no Canadá a situação é bem diferente. Aqui você encontra motoristas que esperam os pedestres atravessarem, mesmo quando não há semáforo para carros nos cruzamentos, e pedestres esperando o momento de atravessar, mesmo quando não há carros. Além disso, as calçadas são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, tem muitas ciclovias na cidade e o trânsito é bem mais pacífico.

4. O almoço canadense é só um lanche

Acostumado a comer pouco de manhã e aproveitar o almoço para aquele grande prato de arroz e feijão? Melhor passar a se acostumar com os fartos cafés da manhã e os lanches na hora do almoço, além de se habituar aos pratos típicos do país. Mas não se preocupe, em todos os espaços públicos é comum ter um local para refeições, com microondas para esquentar o seu lanche, pois os canadenses são acostumados a levar seu almoço para o trabalho/escola.

5. Canadenses se desculpam o tempo todo

“Sorry” e “Excuse me” são expressões cotidianas dos canadenses. Tanto que se você esbarrar em alguém na rua, essa pessoa pode pedir desculpas antes de você. A cordialidade por aqui é marca registrada e rapidamente você estará se acostumando a ouvir e pedir desculpas por tudo também.

6. O consumo de álcool é mais restrito no Canadá

Tomar uma cerveja em uma área aberta de um bar ou restaurante é comum no Brasil, mas no Canadá isso é proibido. Não se pode beber em locais abertos, nem em praças e você só consegue comprar álcool nas Liquor Stores, que são lojas controladas pelo governo. Os impostos em cima desse produto acabam encarecendo bastante seus valores. Ah e nem pense em beber e dirigir, pois, além de uma multa pesada, também será preso.

7. No Canadá, os sapatos ficam para fora de casa

Antes de entrar em uma casa canadense, já retire seus sapatos. É costume deixá-los na entrada para evitar que a sujeira da rua entre na casa. Em muitas casas você encontra o “mud room” ou “foyer” que é uma área para se deixar casacos, luvas e sapatos. Algumas casas deixam pantufas na entrada para que os convidados possam usá-las.

8. O ano letivo no Canadá começa e termina em meses diferentes

No Brasil o ano letivo costuma iniciar em fevereiro, após o carnaval, e termina em dezembro, pouco antes do natal. Já no Canadá ele começa em setembro, termina em junho e conta com as férias de verão nos meses de julho e agosto. Também tem o Winter Break, um recesso de duas a três semanas na época do Natal e do Ano Novo e o Spring Break, uma semana de recesso em março. Fique atento a essas datas, principalmente caso vá cursar o high school no país. Gostou de conhecer essas diferenças culturais entre Brasil x Canadá? Então você também vai adorar este artigo que fizemos com 10 curiosidades sobre o Canadá que nunca te contaram!