O Canadá é um país muito procurado pelos brasileiros e os recebe muito bem, assim como imigrantes de todo mundo que compõe 22% de sua população. Muitos dos estudantes iniciam o intercâmbio pensando em morar e trabalhar no Canadá futuramente, por isso, hoje trouxemos um artigo que compilamos as informações principais sobre este tema. Continue a leitura e confira!
Qualidade de vida
De acordo com o Best Countries, um projeto do U.S.News realizado em parceria com a Wharton University of Pensylvania e Bav Group avalia diversas características de 73 países e colocou o Canadá no primeiro lugar quando se trata da qualidade de vida.
Foram analisados fatores como a estabilidade da economia, mercado de trabalho, segurança, sistema educacional e de saúde, entre outros. Sem dúvidas, o país conta com muitas vantagens para quem opta por ele como destino da imigração.
Aluguel
O valor do aluguel e do custo de vida no Canadá varia muito de acordo com as cidades escolhidas. A agência Mercer fez uma pesquisa com os custos de vida das cidades canadenses e as 5 cidades mais caras do Canadá são Vancouver, Toronto, Montreal, Calgary e Ottawa.
Antes de escolher uma cidade para viver, é importante pesquisar as opções em sites como Realtor, Rentit, Viewit, Rent Canada e classificados do Kijii e Craigslist.
Processos para morar e trabalhar no Canadá
Enquanto o processo imigratório dos Estados Unidos é mais complexo e burocrático, no Canadá eles querem imigrantes para fortalecer a mão de obra do país e, por isso, criaram diversos programas que facilitam o processo.
O mais conhecido é o Express Entry, que funciona por meio de um sistema de pontos que constrói um ranking de profissionais qualificados que atendem a determinados critérios. Inclusive, algumas das características que dão pontos para os profissionais é experiência prévia de trabalho canadense e o domínio do inglês e do francês.
Profissões com alta demanda
O Canadá está com muitas profissões com alta demanda, mas as áreas que mais crescem no país são Administração, Engenharias, Saúde, Marketing, TI., entre outras. De acordo com o site de empregos Randstad, as três profissões com demanda mais alta no Canadá são: representante de vendas, motorista e recepcionista. Confira a lista completa.
Diferença entre residência temporária e permanente
A residência temporária é, como o nome diz, para quem deseja morar e trabalhar no Canadá apenas por um tempo definido. Embora turistas possam ser considerados como residentes temporários, eles não encaixam na categoria, pois não podem trabalhar, nem estudar por mais de seis meses. Já o visto de estudos em alguns cursos permite trabalhar por meio período (20 horas semanais) enquanto estuda.
O visto de residente permanente é atribuído ao passar no processo de imigração. Apesar da pessoa ter os mesmos direitos de um cidadão, esse visto ainda confere um status diferente do de cidadão permanente, que é a última etapa do processo de imigração, uma vez que não permite votar, concorrer a cargos políticos ou ter um passaporte canadense.
Possibilidade de levar a família
Se você é casado e vem para o Canadá com um visto de estudos, seu cônjuge pode receber um visto de trabalho aberto e trabalhar em período integral. Além disso, se for estudar em um college público, seus filhos podem estudar em escolas públicas canadenses de graça.
Vale ressaltar que, o casal precisa estar casado oficialmente ou ter união estável a pelo menos um ano e comprovar a relação. Pais separados em que ambos têm a guarda do filho, o que ficará no Brasil precisará assinar uma autorização.
Também será necessário comprovar que é possível manter todos no país com o mínimo de qualidade de vida, arcando com despesas como alimentação e moradia. Os valores mínimos dependem da quantidade de pessoas na família e, quando o aplicante tem dependentes diretos, mesmo que ele não viaje com os filhos, têm que comprovar que pode sustentá-los.
Se você tem interesse em morar e trabalhar no Canadá, precisa conhecer os vistos de trabalho que existem e encontrar a melhor opção para você!