O visto de trabalho para o Canadá é um dos mais desejados e não é à toa. Trabalhar no Canadá proporciona diversos benefícios, a começar pelas leis trabalhistas que propiciam segurança e bem-estar aos funcionários. O salário e a qualidade de vida do país também são muito bons.
Algumas autorizações permitem, inclusive, que os cônjuges e os filhos também possam trabalhar no país. Isso abre diversas possibilidades para famílias que desejam imigrar juntas para o país. Mesmo porque a experiência profissional aumenta a elegibilidade para programas de residência permanente.
Se você se interessa por trabalhar no Canadá, continue a leitura e confira os tipos de visto de trabalho existentes!
Temporary Foreign Worker Program (TFWP)
O TFWP é um tipo de visto de trabalho para o Canadá que permite que empresas canadenses contratem mão-de-obra estrangeira temporária para suprir a falta de mão-de-obra do país. Ele é realizado por meio da parceria entre o departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e o Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá (ESDC).
Dentro desse programa, as empresas canadenses conseguem contratar profissionais por meio das seguintes modalidades:
- High-Wage Workers: quando o salário é igual ou superior ao da província ou território;
- Low-Wage Workers: quando o salário é menor ao da província ou território;
- Foreign Agricultural Workers: profissões específicas relacionadas ao setor agrícola;
- Global Talent Stream: contratação de talentos globais altamente qualificados;
- In-Home Caregivers: profissionais para prestar assistência particular a idosos, crianças ou pessoas com necessidades médicas;
- Foreign Academics: contratação de acadêmicos estrangeiros.
Uma característica do TFWP é que ele exige uma avaliação de impacto no mercado de trabalho (LMIA) para comprovar que não conseguiu encontrar um profissional no Canadá para a realização do serviço.
International Mobility Program (IMP)
O Programa Internacional de Mobilidade (IMP) permite que os empregadores canadenses contratem trabalhadores estrangeiros temporários sem a necessidade de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). No entanto, eles devem ter uma oferta de emprego confirmada. Além disso, a empresa precisa confirmar se o cargo ou o profissional realmente não precisa da LMIA, pagar a taxa e enviar a oferta de emprego pelo portal do IMP.
Os trabalhadores isentos de LMIA podem se qualificar para um processo mais ágil desse visto de trabalho para o Canadá por meio do Global Skills Strategy, caso trabalhe em uma ocupação classificada pelo
NOC 0, ou A ou que tenham um LMIA emitido por meio do Global Talent Stream.
O benefício desse método é que, além de ser mais rápido, permite que familiares diretos solicitem vistos de estudante, de trabalho e de visitante. Esses também serão processados mais rapidamente. Existem ainda diversas outras exceções de necessidade de LMIA, que são:
- NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte): voltado para cidadãos dos Estados Unidos e do México.
- CETA (Acordo Econômico e Comercial Global Canadá-União Européia): para cidadãos da União Europeia.
- Intra-Company Transfers: para estrangeiros funcionários de empresas multinacionais que passam a trabalhar na unidade sediada no Canadá.
Open Works Permit
No Open Work Permit não é necessário ter nenhuma oferta de emprego nem LMIA, pois essa permissão de trabalho não está vinculada a nenhuma empresa ou profissão. Existem algumas opções diferentes que abrangem esse tipo de visto, são elas:
- Post-Graduation Work Permits (PGWP): permite que estrangeiros que concluíram alguns programas específicos secundários ou pós-secundários permaneçam no Canadá trabalhando.
- Spousal Sponsorship from Inside of Canada: quando um estrangeiro está sendo mantido em residência permanente por conta do cônjuge, ele pode solicitar esse visto de trabalho.
- International Experience Canada (IEC): conjunto de programas que permitem que jovens de países participantes viajem para o Canadá para viver e trabalhar temporariamente por, no máximo, um ano.
- Bridging Open Work Permit (BOWP): permite que estrangeiros que atualmente trabalham no Canadá estendam sua permissão de trabalho enquanto aguardam uma decisão sobre seu pedido de residência permanente.
- Spouse Accompanying International Student: Os estrangeiros interessados em estudar no Canadá que são casados e / ou têm filhos dependentes podem levar esses familiares para o Canadá durante o programa de estudos.
Como você pode perceber, são muitos os tipos de visto de trabalho para o Canadá. Por isso, o auxílio de uma empresa especializada faz toda a diferença. A Canada Ponto tem parceria com a Empreender no Canadá, uma empresa que realiza toda essa assessoria para quem deseja trabalhar no país.
Entenda melhor!
Portal:
www.EmpreenderNoCanada.com