O Canadá foi colonizado por ingleses e franceses e, com isso, sofreu influência dessas duas culturas. Como consequência, o país tornou-se diverso e criou seus próprios costumes, hábitos e tradições. Além disso, também recebeu ao longo dos anos, uma grande quantidade de imigrantes que, somando com os fatores climáticos locais, resultaram em diversos costumes canadenses que muitas vezes acabam impressionando e divertindo os turistas por suas peculiaridades. Se você vai fazer um intercâmbio para o Canadá, aproveite para conhecer agora mesmo algumas das manias e costumes locais que você vai encontrar por lá!
Tirar os sapatos antes de entrar em casa
Os canadenses sempre tiram os sapatos e botas antes de entrarem nas casas. E não apenas em suas casas, é normal ir visitar um amigo e deixar os sapatos do lado de fora. Para entrar, é normal usar somente as meias ou pantufas, as você não precisa sair carregando as suas na bolsa. Os donos da casa costumam oferecer pantufas para os visitantes ou mesmo os “indoor shoes” (calçados usados só dentro de casa). Interessante, não é mesmo? Então já sabe, ao visitar o Canadá, nada de meia furada!
Pedir desculpas para tudo
O canadense é mundialmente conhecido pela sua educação e por ser sempre cordial com as pessoas. Por isso, um dos maiores costumes canadenses é pedir desculpas e ser até excessivamente cordiais para quase tudo. Sendo assim, vá preparando os ouvidos para escutar bastante expressões como: “sorry”, “I am sorry”, “so sorry”, “really sorry”, e afins. Provavelmente você acabará se acostumando e até replicando esses hábitos depois. Mas educação nunca é demais, não é mesmo?
Amar Poutine e Maple Syrup
Não podemos falar de costumes canadenses sem lembrar do amor pelas comidinhas locais. São várias opções de refições e “snacks” mas o nosso destaque vai para os pratos 100% canadenses, o Poutine e o Maple Syrup. O Poutine é um prato francês-canadense que é a combinação de batata frita, “cheese curds” (queijo de vaca local), e gravy (uma espécie de molho de carne). É simplesmente uma delícia! Apesar de exigir ingredientes tipicamente canadenses, nós já até fizemos um artigo em que ensinamos a adaptá-la com ingredientes brasileiros para prepará-la em sua casa aí no Brasil. Vale a pena conferir!Já o Maple Syrup, é um xarope feito com a seiva bruta de uma árvore chamada Maple. Aquela mesma, da folhinha representada na bandeira canadense. Ao coletar a seiva da árvore e ferver por bastante tempo, cria-se um xarope naturalmente doce. Ele fica uma delícia em panquecas, frutas ou em qualquer outra coisa que precise de adoçar.
Usar pantufas em casa
Se você vai para o Canadá, já coloque na mala um par de pantufas. Seja ela tradicional ou de bichinhos fofos (como na foto) o importante é estar com os pés quentinhos em casa durante o inverno.
Tomar café e donuts no Tim Hortons
Tim Hortons é uma cafeteria de origem canadense que caiu no gosto e identificação do povo local. Em quase todas as cidades do Canadá é bem fácil encontrar em qualquer esquina um Tim Hortons, ou Timmys, como chamam os locais. Lá encontra-se várias opções de café, Donuts, sanduíches, sopas e muitas outras delícias gastronômicas. Sempre vale a pena uma parada no Timmys.
Não se importar com cabelo atrapalhado durante o inverno
Não é segredo para ninguém que o inverno do Canadá é intenso. Na prática isso significa, usar muitas camadas de roupas e sempre uma adereço para proteger a cabeça. Seja um gorro, touca ou o capuz da jaqueta sempre vai ser um tira e põe na cabeça. Com isso o cabelo fica naturalmente atrapalhado. O mais curioso é que dentro desse contexto, as pessoas parecem super tranquilas e relaxadas com a aparência do cabelo. Com o tempo, você começa a se acostumar também.
Tomar banho de banheira
A grande maioria das casas no Canadá tem uma banheira no banheiro, um hábito bastante comum entre os canadenses. O fator climático é um grande fator que os residentes locais adoram um banho bem quente de banheira.Você já fez um intercâmbio para o Canadá e acabou pegando algumas dessa manias locais ou conhece algum outro hábito comum que não citamos aqui? Conta pra gente nos comentários!