*As informações deste artigo serão atualizadas constantemente. Última atualização: 09-06-2020
O primeiro ministro do Canada,. Justin Trudeau, anunciou que as familias separadas pelos fechamentos da fronteira do Canadá terão a chance de estarem juntos novamente em solo canadense.
—- 08.06.2020
Muitas cidades da província de Ontario entram na Fase 2 nessa semana – exceto GTA
Em Ontario, a população poderá se reunir em grupos de até 10 e muitas outras empresas e serviços poderão começar a operar novamente como parte da próxima fase da reabertura regional da província, prevista para começar em algumas áreas ainda esta semana do dia 8.
O primeiro-ministro Doug Ford esboçou os detalhes da Fase 2 do plano de Ontário para levantar restrições ao seu bloqueio, implementado para ajudar a conter a propagação do COVID-19, em seu briefing diário na segunda-feira à tarde.
Vinte e quatro das 34 unidades públicas de saúde de Ontário poderão passar para a Fase 2 na sexta-feira. Os 10 restantes, concentrados principalmente na Grande Toronto e na Área de Hamilton (GTHA) e perto da fronteira EUA-Canadá, precisarão esperar até que novos números de casos diários diminuam consistentemente.
Além de aumentar o tamanho dos encontros sociais de cinco para 10, o governo diz que locais de culto em regiões permitidas para ir para a próxima fase poderão receber os congregados novamente com um limite de capacidade de 30%. Ambas as mudanças também entrarão em vigor na sexta-feira em toda a província, independentemente da unidade de saúde pública.
Em áreas permitidas para passar para a próxima fase, restaurantes, bares e food trucks poderão abrir para jantar ao ar livre em pátios (calçadas) e em estacionamentos ou locais adjacentes. A província está permitindo que estabelecimentos licenciados configurem ou expandam seus espaços de alimentação ao ar livre sem uma taxa de inscrição para a Comissão de Álcool e Jogos de Ontário.
Salões de beleza e shoppings estáo autorizados a reabrir a partir de sexta-feira em partes de Ontário, exceto na área de Toronto e em algumas outras regiões, à medida que a província entra na Fase 2 de sua fase de reinício através de uma abordagem regional.
Unidades de saúde da Região Metropolitana de Toronto, juntamente com algumas outras como Niagara e Windsor, não estão incluídas na lista de regiões que avançam para o Estágio 2 na sexta-feira (12/6). As regiões excluídas da lista permanecerão na Fase 1 da fase de reinício.
A pandemia global do Novo Coronavírus (COVID-19) se tornou um dos assuntos mais falados e não é pra menos, afinal, todos países estão precisando lidar com a infecção altamente contagiosa que contamina diariamente um grande número de pessoas, inclusive no Brasil e no Canadá.
Nossa sede fica localizada em Ottawa e estamos presenciando de perto o que ocorre por aqui, portanto, trouxemos informações exclusivas, além de ações que o Governo canadense está realizando para combater o problema. Além disso, trouxemos um depoimento de uma intercambista que conta um pouco da situação que está passando. Para saber mais, continue a leitura do artigo!
Como a Canada Ponto está lidando com os intercambistas?
A Canada Ponto está orientando os intercambistas individualmente, embora a maior recomendação seja ficar no isolamento. Ressaltamos que as aulas continuam de forma online mantendo a regularidade dos cursos e seus prazos.
O suporte aos nossos clientes, ainda mais neste período tão difícil e incerto, de forma individual e rápida, é apenas possível, pois a Canada Ponto é uma empresa brasileiro-canadense com sede administrativa na capital do Canadá, Ottawa.
Nosso comprometimento em levar o apoio e informação, além de atender as necessidades dos intercambistas, não se resume apenas aos que estão no Canadá, mas também aos que estão planejando a vinda, já que nesse momento critico todo apoio é fundamental!
Confira agora essas 6 vantagens em escolher a Canada Ponto!
Acontecimentos relacionados ao Coronavírus no Canadá em ordem cronológica
Para facilitar a visualização de como a situação se desenrolou por aqui, nós listamos os acontecimentos em ordem cronológica. Veja:
(25-01) Primeiro caso de coronavírus no Canadá
No dia 25 de janeiro o Canadá registrou o primeiro caso de um homem que havia viajado para Wuhan, na China, de onde retornou no dia 22 de janeiro. A análise foi confirmada pelo Laboratório de Saúde Pública de Ontario.
(24-02) 11 pessoas infectadas no Canadá
Na segunda-feira, 24 de fevereiro, já haviam 11 pessoas infectadas no país, mas os casos estavam concentrados em duas províncias: sete deles na Colúmbia Britânica e quatro em Ontário.
(09-03) Canadá registra primeira morte por coronavírus
No dia 9 de março o Canadá registrou a primeira morte. Um idoso que vivia em um lar para idosos na Columbia Britânica. Outros dois idosos também foram infectados no local.
(12-03) Esposa de Trudeau testa positivo, ele entra em isolamento
No dia 12 de março, a mulher do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, Sophie Gregoire Trudeau, teve o diagnóstico positivo. Ela havia retornado de Londres com alguns sintomas e foi submetida aos exames. Embora não tivesse nenhum sintoma, o primeiro-ministro optou por trabalhar em casa até que saíssem os resultados de sua esposa.
(16-03) Fechamento de fronteiras: apenas residentes permanentes ou cidadãos podem entrar
O primeiro-ministro do Canadá anuncia o fechamento das fronteiras, exceto para tripulantes de aeronaves, diplomatas, familiares imediatos de canadenses, residentes permanentes e cidadãos dos Estados Unidos. A medida passou a valer no dia 18 de março.
Além disso, somente quatro aeroportos foram liberados para voos internacionais, que são os das cidades de Toronto, Montreal, Calgary e Vancouver. As companhias passam a verificar passageiros com sintomas da Covid-19 ainda nas filas.
(18-03) Donald Trump fecha a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá
Os dois países concordaram com a ação de fechar temporariamente a fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Na medida anterior, os americanos continuavam livres para entrar em território canadense. Agora, somente tráfego essencial passa a ocorrer.
(18-03) Primeiro-ministro anuncia pacote de ajuda para pessoas físicas e jurídicas
Também no dia 18, Trudeau anunciou uma série de medidas para auxiliar pessoas físicas e jurídicas durante a pandemia do Coronavírus no Canadá. Entre as medidas estão o aumento dos valores pagos pelo governo a famílias com filhos, por meio do programa ChildBenefit.
O que aconteceu com os imigrantes que estavam no processo de imigração?
O Canadá cancelou as cerimônias de cidadania, testes de cidadania e viagens de serviço itinerantes até novo aviso. Mas quem estava com o processo em andamento, de acordo com o Governo, não sofrerão prejuízos e poderão solicitar a entrada no país novamente quando a pandemia for controlada.
Como estão ocorrendo as solicitações de visto para estudo?
No site do Governo há um aviso com a recomendação para que as inscrições sejam feitas online, seja para o visto de visitante, permissão de estudo ou permissão de trabalho. O site também indica a dificuldade em receber e processar aplicações por correio ou pessoalmente em um VAC.
E os intercambistas que já estão no Canadá?
Para falar sobre o que os intercambistas estão sentindo neste período, chamamos Lays Kaufmann, que está fazendo o Pathway na Geos Ottawa para ingressar no Algonquin College. Confira o que ela nos contou:
Chegamos no Canadá no dia 19/02, por meio da Canada Ponto Intercâmbio com o objetivo de iniciar uma Pós Graduação em Recursos Humanos em setembro 2020, iniciando as aulas do pathway para aprimorar o nível de inglês.
Desde que chegamos aqui já estávamos cientes sobre o Coronavírus, mas, honestamente não achávamos que a situação chegaria a esse ponto.
Desde quarta-feira dessa semana (18-03) estou estudando online com os meus professores, no mesmo horário de aula e com os mesmos alunos de classe. Essa é uma das medidas que faz parte do período de quarentena que estamos vivendo.
O suporte da Canada Ponto tem sido essencial desde o nosso primeiro dia, pois constantemente temos contato com a equipe para saber se estamos bem e até mesmo para instruções do cotidiano.
A maior parte dos Colleges não anunciaram nenhuma medida de longa data, até mesmo porque não há como saber como a situação estará daqui a alguns meses. Até lá, a ordem no Canadá é manter-se em isolamento social.
Outra estudante da Canada Ponto, Renata Albuquerque, nos enviou esta foto do centro da capital do Canadá, Ottawa, em horário de pico:
Completamente vazio, bem diferente do normal. Os ônibus passaram a ter uma fita de isolamento provisória, para que o motorista não entre em contato com os passageiros.
O Canadá está tentando desenvolver a vacina?
De acordo com o site do Governo, o Laboratório Nacional de Microbiologia (NML) do Canadá desenvolveu um teste de reação em cadeia da polimerase por transcrição reversa em tempo real (rRT-PCR) que pode diagnosticar COVID-19 a partir de amostras clínicas. A NML está trabalhando em colaboração com os laboratórios provinciais de saúde pública do Canadá para garantir que haja capacidade de teste adicional em várias jurisdições.
Atualmente, a NML também suporta o uso de outros ensaios internacionais que foram publicados. Outros estudos científicos colaborativos para investigar o vírus estão em andamento.
Em 18 de março, uma reunião de reguladores internacionais organizada pelas Autoridades Reguladoras da Coalizão Internacional de Medicamentos está sendo realizada para discutir os requisitos regulamentares para vacinas direcionadas ao COVID-19.
Aguardamos que essa quarentena seja superada rapidamente, atingindo o menor número de pessoas.