Sem sombra de dúvidas, a
saúde pública e privada também é um fator que pesa na escolha do país de destino para o
seu intercâmbio. Afinal, imprevistos podem acontecer. O plano de saúde no Canadá é extremamente eficiente, estruturado e amplo.
O território canadense é organizado em províncias, sendo que cada uma delas tem as suas regras para funcionamento dos planos de saúde e dos atendimentos. Por isso, você precisa planejar a sua viagem com antecedência para
conhecer as regras do local que você ficará.
Para tirar as principais dúvidas que recebemos sobre o assunto, resolvemos fazer este post. Confira como funcionam os planos de saúde no Canadá e se você realmente precisa de um seguro saúde. Acompanhe!
Como funciona o plano de saúde no Canadá?
Aqui, existe uma variedade muito grande de clínicas, planos, procedimentos e valores. Isso é uma vantagem, visto que poderá escolher aquele que melhor atende as suas condições financeiras e exames e consultas que precisa fazer com mais frequência. Para que tenha uma ideia, são, em média, 13 sistemas de saúde espalhados pelo país.
Esse é um setor administrado pela
Canada Health Act e dá direito de cobertura aos cidadãos canadenses, residentes temporários que estejam
trabalhando ou estudando e residentes permanente.
No entanto, em algumas províncias, essa cobertura se estende a refugiados e protegidos pelo governo canadense e estudantes internacionais com visto que tenha validade superior a 24 semanas.
Além disso, você precisa ficar de olho nas coberturas do plano de saúde, já que, normalmente, não incluem fisioterapia, odontologia, oftalmologia, alguns equipamentos médicos (próteses, andadores e cadeiras de rodas, por exemplo).
Preciso de um seguro saúde?
Sim! Mesmo que tenha a opção de contar com plano de saúde no Canadá, você precisa contratar um bom seguro saúde. Em primeiro lugar, algumas
universidades e Colleges daqui exigem, obrigatoriamente, que o estudante tenha esse serviço contratado.
Entretanto, mesmo se a instituição que você estudará não tem exigência, o seguro saúde é indispensável, pois, caso passe mal, sofra algum acidente ou precise realizar algum exame ou procedimento, você terá amparo, principalmente nos casos de emergência.
Como contratar um seguro saúde?
A primeira coisa que precisa fazer é buscar informações sobre as regras e
leis da província e
cidade em que você pretende ficar. A partir disso é que você precisará buscar por planos de saúde que atendam as suas especificações. Por exemplo, existem alguns locais e procedimentos em que há carência para utilizar o serviço, já outros, não.
Nós, da Canada Ponto, temos parceria com a
Ingle International. Essa é uma empresa de seguros de saúde viagem e que faz parte do
Group of Companies, sendo especializada em serviços de saúde, assistências e casos emergenciais desde 1946. A Ingle permite que você personalize o seu plano, para que não pague por aquilo que não precisa.
Os planos de saúde no Canadá são administrados e baseados no princípio da igualdade e que todos os cidadãos precisam ter acesso a esse serviço básico. Por isso, mesmo que você não seja um canadense, poderá ter atendimento de qualidade e diversas especializados. Contudo, é importante se planejar e colocar o seguro saúde no topo da sua lista de prioridades.
Agora, aproveite para entender mais sobre o
funcionamento e necessidade do seguro saúde no nosso post!