Localizado a cerca de 4 km ao norte de Québec, o Hôtel de Glace está instalado em uma vila que conta com diversas atrações no inverno. Construído com 500 toneladas de gelo e 40 mil toneladas de neve, a arquitetura do hotel de gelo é impressionante e cada ano um tema inspira a decoração.
É possível se hospedar no hotel por uma noite ou somente visitá-lo. Existem ainda pacotes que incluem drinks e atividades. Continue a leitura e conheça melhor esse ponto turístico que pode ser um de seus destinos durante o intercâmbio!
Como funciona o hotel de gelo?
Em funcionamento apenas durante três meses (durante a geleira), o hotel é reconstruído todo ano. Ele conta com cerca de 44 suítes temáticas e tudo por lá é de gelo, inclusive o bar, as taças em que são servidos os coquetéis, esculturas, colunas, candelabros, a capela e até as bases da cama.
Em funcionamento desde 2001, ele já mudou de localização e foi redesenhado. Atualmente está localizado na Valcartier Vacation Village. Confira só nesse vídeo como é incrível o processo de construção do hotel:
A vila já é mais antiga, foi construída em 1963 e conta com outras opções que incluem um hotel em que é possível se hospedar com a família e guardar os pertences para que não fiquem gelados e molhados.
Quais atividades são feitas dentro do hotel?
O local atrai muitos visitantes, sendo que dos 100 mil, 5 mil são hóspedes também. Agora em 2020, foi aberto de janeiro a março.
A experiência é única e surreal e já virou tradição em Québec. Dentro do hotel, além de apreciar a beleza do local é possível experimentar drinks e conferir as festas que costumam ser realizadas, vale a pena checar a programação.
Além disso, o hotel ainda conta com corredor central, spa, sauna, capela e cabane à sucre (ou sugar shack, em inglês). Esta última é onde o público pode conhecer o processo de produção e provar o xarope de maple enrolado no palito endurecido ao entrar em contato com um bloco de gelo.
A capela pode ser reservada para casamentos, sendo que depois do evento os noivos podem curtir uma suíte especial que conta com lareira. Sem dúvidas inesquecível, não é?
Além do Hôtel de Glace, na Valcartier Vacation Village também funcionam outras atrações como o Winter Playground, que conta com áreas de patinação, 35 de escorregadores (snow slides), além de passeios em trenós puxados por huskies siberianos.
Outra atração local na vila, além do hotel, é o Bora Parc, um parque aquático indoor em que é possível desfrutar de piscinas aquecidas e tobogãs, tudo em uma temperatura interna de 30 graus.
Como é possível dormir no gelo?
Com tudo cercado por gelo, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como conseguirão dormir. Se essa for uma preocupação sua, pode relaxar. Mesmo se a temperatura externa for de -30°C, os quartos serão mantidos em torno de -5°C.
Apesar das camas terem como base blocos de gelo, por cima delas fica um estrado de madeira e depois o colchão. Os hóspedes recebem um saco de dormir que aguenta até -30°C, além de travesseiros e um lençol isolante.
Caso opte por passar a noite no hotel de gelo, ainda tem direito a um bilhete de entrada, coquetel de boas-vindas no copo de gelo e pode utilizar as banheiras de hidromassagem e a sauna. Ou seja, o conforto é garantido.
Gostou de saber mais sobre essa atração? Que tal conhecer também a cidade em que ele está localizado? Saiba mais sobre Québec e confira o que a capital da “La belle Provincie” oferece de melhor!