O visto para intercâmbio de trabalho é a porta de entrada para aqueles que sonham em ter uma experiência profissional em outro país no currículo. Existem alguns territórios que permitem ao intercambista trabalhar sem a necessidade de estar matriculado em alguma instituição.
Aqui no Canadá, é um pouco diferente. No entanto, isso não quer dizer que seja impossível ter uma vivência profissional em território canadense, pois as oportunidades são muitas. Continue a leitura deste post e entenda o que você precisa providenciar para trabalhar aqui. Veja só!
O visto para intercâmbio de trabalho
De acordo com as leis canadenses, para que você consiga um exercer atividade remunerada legalmente aqui no Canadá, você precisa ter um visto para intercâmbio com permissão de trabalho, o study permit.
Para isso, os brasileiros interessados precisam estar matriculados em curso profissionalizante que tenha duração de, pelo menos, 26 semanas (um pouco mais de cinco meses), sendo que esse tipo de visto virá com a permissão de trabalho. Lembrando que é necessário ser maior de 18 anos.
O curso escolhido pode ser co-op (cursos de ensino superior, técnico ou tecnólogo com duração de até dois anos) ou não. A licença para fins profissionais também pode ser liberada em programas de graduação ou pós-graduação em universidades canadenses.
Quanto tempo de trabalho é permitido?
Estando devidamente matriculado e frequentando as aulas, com o study permit você poderá trabalhar até 20 horas semanais, em qualquer área de atuação. Já nos períodos de férias a permissão é de até 40 horas semanais.
No entanto, é preciso se organizar, pois alguns programas co-op contam com estágio obrigatório na grade curricular, podendo ser remunerado ou não, que já contam como um trabalho.
E a permissão de trabalho pós-graduação?
Os alunos recém-formados em uma instituição de nível superior no Canadá (com duração de no mínimo oito meses) e que têm interesse em renovar o visto para intercâmbio de trabalho, podem tentar o Post Grad Work Permit (PGWP). Além disso, é necessário que tenha sido estudante em período integral.
Esse tipo de visto também aumenta as suas chances de se tornar um residente permanente no Canadá. Para isso, você terá até 180 dias após a sua confirmação de graduação para solicitar o PGWP.
Como conseguir trabalho no Canadá?
Com o visto para intercâmbio de trabalho em mãos, e a matrícula, você precisa caprichar no seu currículo, na sua rede de contatos e, principalmente, no seu inglês. O seu tipo de atividade remunerada dependerá muito do seu nível de conhecimento no idioma. Afinal, como poderá atuar com atendimento ao público se a sua conversação é muito básica?
Entretanto, o Canadá está sempre de porta abertas para os brasileiros interessados e persistentes. Então, antes de mais nada, demonstre bastante vontade de trabalhar e aprender que, certamente, conseguirá boas colocações.
Além disso, procure por modelos canadenses de currículo é coloque todas as suas informações como, nacionalidade, validade do visto, curso que está fazendo, experiências anteriores.
Para facilitar todo o trâmite de conseguir um visto para intercâmbio de trabalho, indicamos que conte com uma boa agência, pois esse tipo de empresa será a melhor aliada para solucionar as suas dúvidas e ajudar em todo o processo. Uma boa agência sempre mantém contato com empresas de recrutamento, podendo aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Conseguir o visto é um dos momentos mais delicados do intercâmbio. Aproveite para conferir os motivos pelos quais o seu visto pode ser negado e se prepare para eles!