Se você sonha em fazer intercâmbio no Canadá e já pensa nos preparativos, é importante que entenda sobre um assunto que não tem segredo, mas que é muito importante e pode impedir a sua permanência aqui: a renovação do visto.
Vale lembrar que as opções de visto são de turismo, permissão para estudar ou trabalhar, sendo que há possibilidades de prolongar a sua estadia e oportunidades profissionais. Então, para que não perca tempo e tenha problemas com a documentação, entenda os prazos e condições para renovar o seu visto canadense!
Quem pode fazer a renovação do visto canadense?
Se o seu visto é para estudante, precisa comprovar que conseguiu um novo programa ou curso que levará mais tempo para terminar e que, por isso, precisa da renovação do visto.
A segunda opção é se você somente trabalha. Nesse caso, o processo é feito mediante comprovação de vínculo empregatício, ou seja, que está no mesmo emprego ou que conseguiu vaga em outro local.
Dito isso, é importante ter em mente que, para renovar o visto, você precisa não só de uma justificativa aceitável, mas de comprovar que tem condições financeiras de se manter e permanecer aqui no Canadá.
Quando é necessário iniciar o processo de renovação?
Você precisa dar entrada na renovação do visto canadense antes da data de vencimento, sendo o indicado, pelo menos 30 dias antes. Então, o primeiro passo é atentar ao seu prazo de permanência aqui.
Uma situação muito comum é quando o intercambista dá entrada no processo para renovar e o prazo do visto vence, já que esse processo pode levar entre dois e quatro meses. Se isso acontecer, pode ficar tranquilo, pois ainda estará legal no país.
Entretanto, se ele vencer, poderá solicitar a restauração, que pode ser feita até 90 dias após o vencimento. Para isso, deverá pagar uma taxa mais cara e escrever uma carta reconhecendo o seu erro e desejo de continuar no Canadá, sendo uma espécie de pedido de desculpa formal.
Qual a documentação necessária para renovar o visto?
A lista de documentos necessária para a renovação do visto canadense envolve comprovação de motivos e condições para permanecer aqui. Quando for iniciar o processo, tenha em mãos:
- identidade;
- visto;
- passaporte;
- certidão de nascimento;
- exames médicos (caso tenha feito quando veio para cá e estejam na validade, não é necessário);
- carta com explicação dos motivos para a renovação;
- comprovante de condições financeiras (para estudantes uma carta de um responsável anexada a documentos que comprovem as condições financeiras. Para trabalhadores, extrato bancário e cartão de crédito);
- cópia da passagem de volta para o Brasil, ou carta de quando deverá voltar.
Se estiver tudo certo com os seus documentos e comprovações, deverá pagar uma taxa de renovação do visto canadense que, normalmente, é de CAD$75,00, mas varia conforme a modalidade.
A taxa pode ser paga pela internet, cartão de crédito ou em qualquer banco. Lembrando que o comprovante de pagamento deverá ser anexado junto ao restante da documentação.
Por quanto tempo é possível renovar o visto?
O período permitido para estender o seu visto canadense varia, pois dependerá de dois fatores. O primeiro deles é o motivo da sua declaração (por exemplo, mais oito meses de estudos em um novo programa), e o segundo é a modalidade do seu visto.
Para a renovação do visto canadense você não precisa voltar ou estar no Brasil. Para dar entrada no processo basta entrar no site da imigração daqui, que é o Citizenship and Immigration Canada. Mas lembre-se de ter bons motivos, comprovações e atenção à data de vencimento.
Para não ter problemas com a sua vinda, confira o nosso artigo com os 8 tipos de visto para o canadá e saiba qual deles se encaixa nos seus planos.