18 de setembro de 2019
by wpcanada in Intercâmbio no Canadá

O Canadá sempre está na lista dos melhores destinos para fazer intercâmbio cultural, seja para estudar, seja para trabalhar. Entretanto, juntamente com o desejo, surge também uma montanha de dúvidas sobre o assunto.

Por isso, resolvemos elaborar este post com diversas informações, incluindo os tipos de intercâmbio cultural, hospedagens, entre outras. Entenda mais sobre o assunto e mergulhe nessa aventura que será um grande diferencial no seu currículo profissional, estudantil e, principalmente, no seu crescimento pessoal.

O que é intercâmbio cultural?

O Intercâmbio cultural é uma viagem feita para o exterior com o objetivo de estudar ou trabalhar, para conhecer a cultura, tradições, tecnologias, aprender o idioma e desenvolver relações e troca de conhecimentos com pessoas de outros países.

Sendo assim, essa é uma excelente oportunidade para unir o útil ao agradável, uma vez que o intercambista poderá aprender ou desenvolver suas habilidades em um idioma diferente, obter conhecimentos de aspectos culturais e, ainda, aproveitar uma viagem à um país que deseja muito conhecer. Tudo isso trará um retorno significativo tanto para o seu currículo como para a sua vida.

Para ingressar nesta aventura você tem diferentes opções, sendo que a alternativa mais segura e confiável é por meio de uma agência de intercâmbio, que vai mediar o contato com a escola, te ajudar com o visto, informar melhores pontos turísticos, providenciar hospedagem, entre outras vantagens.

Quais são os tipos de intercâmbio cultural que existem?

Existem diferentes tipos de intercâmbio e a escolha varia muito de acordo com aspectos como objetivos e perfil pessoal e profissional. Para fazer um intercâmbio cultural você pode trabalhar enquanto estuda (dependendo do curso escolhido), depois de finalizar o curso (parte prática da área escolhida), nas férias ou pode somente estudar. Conheça quais são as suas opções.

High School

O High School é quando o aluno recebe o visto para cursar um semestre ou um ano do ensino médio. Essa possibilidade é voltada para jovens com idade entre 14 e 19 anos. Nessa opção, o intercambista tem a mesma rotina de um morador daqui.

Sem sombra de dúvidas é uma das melhores maneiras de mergulhar na cultura, costumes e entender o sistema de ensino de um país. Normalmente, os períodos para a viagem de high School acontecem entre julho e agosto ou janeiro e fevereiro.

College

Se a sua intenção é conseguir um emprego de curto ou médio prazo aqui no Canadá, ou de tentar a imigração de uma forma mais rápida, o college pode ser a sua opção. Eles são equivalentes aos cursos técnicos do Brasil, por isso são de menor duração e você poderá trabalhar na área escolhida em meio período quando estiver dentro do ano letivo e em tempo integral durante as férias.

Universidade

Para o intercâmbio cultural com o objetivo de cursar uma graduação você tem duas opções: estudar o curso inteiro ou optar por um semestre ou período em específico. Entretanto, para essa segunda alternativa é preciso buscar por universidades que tenha convênio com as instituições brasileiras.

O Canadá é muito conhecido por ter um sistema educacional impecável, principalmente quando se fala em investimentos para pesquisas. Se a sua intenção é mergulhar nos estudos de uma graduação ou pós-graduação, é preciso ter em mente que o ensino canadense é bastante puxado, sendo que muitas grades são em período integral. Portanto, dificilmente você conseguirá conciliá-lo com algum tipo de trabalho.

Terceira idade

O intercâmbio cultural não é só para jovens! Existem pacotes e programas para pessoas com mais de 50 anos que queiram aprender outras culturas e idiomas. Esse tipo de intercambista fica em turmas de outros viajantes que tenham a mesma idade. Além de aprender, eles são levados em excursões para conhecer sobre os costumes locais e podem fazer outros tipos de cursos. Aqui na Canada Ponto contamos com o Viva 50+.

Trabalho

Muitos intercambistas conciliam os estudos com algum tipo de trabalho para que possam complementar a renda e se manterem por aqui. Para isso, você precisa ter o visto de estudante com autorização para trabalho, sendo que poderá atuar na sua área de estudo ou em outras tarefas, como hotelaria, culinária e serviços em geral.

No entanto, você precisa fazer um curso vocacional, um college, ou um curso completo em uma universidade para receber a permissão de trabalho em uma carga horária de 20 horas semanais que poderá ser realizado durante as aulas. Nas férias de verão, quando o intercambista não estiver tendo aulas, o mesmo poderá trabalhar 40 horas semanais. Essa permissão será concedida enquanto o curso estiver em andamento.

Porém, dependendo da instituição e do tempo de duração do curso, o intercambista poderá estender a sua permanência no Canadá por mais 1, 2 ou 3 anos após o término do seu curso com permissão de trabalho de 40 horas semanais. Esse programa do governo canadense é conhecido como o PGWP (Post Graduate Work Permit) e é uma ótima oportunidade de ganhar mais experiência de trabalho canadense após os seus estudos.

Cursos para idiomas

O intercâmbio cultural voltado para idiomas é indicado para estudantes que queiram aprender ou aperfeiçoar os seus conhecimentos em uma língua. A vantagem é que, estando inserido em um país bilíngue como o Canadá, é possível ter contato com os dois idiomas (inglês e francês) e assim aprendê-los com mais facilidade ao usá-los no dia a dia. Este tipo de intercâmbio cultural pode ter uma duração variada, conforme o objetivo do intercambista.

Curso de inglês para negócios

Para aqueles que querem seguir carreira corporativa e tem objetivos profissionais com o intercâmbio cultural, o inglês para negócios tem duração de oito meses e tem foco na linguagem utilizada em ambientes profissionais, facilitando para pessoas que desejam estudar inglês para o mercado de trabalho.

Como funcionam as hospedagens para intercâmbio cultural?

Após escolher a sua modalidade de estudo e trabalho é preciso se organizar para buscar uma hospedagem, que será a sua acomodação durante o intercâmbio cultural. Esse passo deve ser feito com bastante cautela, pois precisa ser um local seguro e que caiba no seu orçamento. Veja quais são as suas opções.

Host Family (casa de família)

Tradicionalmente, o intercâmbio cultural remete a estudantes estrangeiros que ficam hospedados em casas de famílias locais. O ambiente familiar é uma das melhores maneiras de entender a rotina, costumes e aprimorar o idioma falado no dia a dia do Canadá.

Sem contar que é mais seguro ficar em uma casa de família, que é previamente cadastrada e entrevistada, e viver em um bairro residencial.

A escolha da casa e da família é feita por agências de intercâmbio, como a Canadá Ponto. No host family, ou homestay, você também paga pela hospedagem, porém os valores costumam ser mais em conta do que hotéis, por exemplo.

Além disso, o preço varia conforme a cidade, localização da casa, quantidade de pessoas que dividirá o quarto e se as refeições são inclusas.

Student Housing (moradia estudantil)

As moradias estudantis também são contratadas por agências de intercâmbio. Geralmente, são acomodações bem simples que são localizadas nos centros das cidades ou próximas a escolas e universidades. O lado positivo é ter contato com outros jovens e mais liberdade.

Hotéis

Privativos e confortáveis, porém com valores mais elevados de estadia, pois são bem localizados e com serviços de quarto. Portanto, essa opção é para os estudantes que preferem pagar um pouco mais pelo conforto e privacidade.

Por que escolher a Canada Ponto como destino?

Para que o seu intercâmbio cultural renda muito aprendizado e ótimas lembranças é preciso contar com uma boa agência, pois isso evita muitos transtornos. Nós, da Canada Ponto somos umas das poucas agências que tem sede aqui em Ottawa, sendo que grande parte delas somente tem endereços no Brasil.

Sendo assim, podemos receber você no aeroporto, indicar melhores locais para visitação e alimentação e atendê-lo a qualquer momento. Isso garante mais segurança, pois terá pessoas confiáveis e que conhecem a cidade. Você pode conferir a avaliação de alguns intercambistas em nosso Facebook. Confira outros bons motivos para optar pela Canada Ponto.

Linha de emergência 24 horas

Nós garantimos que você terá amparo 24 horas por dia em casos de emergências, já disponibilizamos um seguro saúde com a Ingle International, que é válido para todo o território canadense.

Parceria com boas instituições

Temos parcerias com excelentes instituições de ensino que recebem alunos para todos os programas citados acima. Além disso, todo o nosso processo é feito em parceria com o Itaú AS e o RBC Bank of Canada, portanto todos os valores são pagos em reais e você não precisa se preocupar com taxas de transações e conversões de moeda. Então, nada de acreditar naquele mito de que estudar fora é muito caro e para poucos, pois temos vários pacotes que cabem em todos os tipos de bolsos.

O intercâmbio cultural aqui no Canadá é mais que uma viagem para estudar. Essa é uma experiência de vida em um país de muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Entretanto, para que tudo corra bem você precisa contar com o apoio de agências seguras e comprometidas.

Está se preparando para um intercâmbio cultural no Canadá? Entre em contato conosco, tire as suas dúvidas e conheça os nosso pacotes!