Já pensou em conquistar um bom emprego em um país considerado o terceiro melhor país do mundo para viver? Trabalhar no Canadá é o sonho de muitas pessoas que desejam conquistar uma vida próspera em um país seguro, com educação de qualidade para seus filhos, transporte público de qualidade e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Sabendo disso, separamos todas as informações que você precisa saber para conquistar um emprego no Canadá. Continue a leitura e confira!
Como trabalhar no Canadá legalmente?
O Canadá é um país que acolhe com muita satisfação os imigrantes. Na verdade, eles até procuram por mão de obra qualificada para ocupar as vagas em aberto. Enquanto Donald Trump traça estratégias para evitar a entrada de imigrantes, o Canadá vai na contramão e tem como meta receber um milhão de imigrantes até 2021.
Se você tem interesse em trabalhar no país, pode optar por três formas: receber uma oferta de emprego para obter o visto, investir no pedido de imigração ou estudar e conseguir um visto de trabalho e estudo. Conheça melhor essas opções abaixo.
Oferta de trabalho
Se você aceitar a proposta de uma oferta de trabalho de uma empresa canadense, o processo é bem mais simples — para você. Ocorre que, neste caso, é a empresa que precisa cuidar da parte burocrática. As vagas para estrangeiros costumam ficar em um banco do oportunidades, o Job Bank.
Primeiro ela precisará entrar com o processo no programa Labour Market Impact Assessment (LMIA) e comprovar que não há nenhum cidadão canadense ou residente permanente capacitado para exercer a função.
Quando o Governo aprova o pedido, o futuro colaborador da empresa precisa solicitar o visto de trabalho, passar por uma entrevista na empresa para comprovar que preenche os requisitos necessários e, se tudo der certo, esperar até o passaporte chegar, o que pode levar até 16 semanas.
Se você se interessa por este processo, pode procurar por uma oportunidade no Job Bank, em que empresas procuram por imigrantes para trabalhar no Canadá.
Também é possível consultar vagas no Service Canada, Vanhack, Indeed e Craigslist.
Vale ressaltar que o visto de trabalho tem duração temporária e vale apenas durante o contrato com a empresa, embora seja possível tentar imigrar durante o processo.
Estudar e trabalhar no Canadá
Para estudar e trabalhar no Canadá é preciso participar do programa PGWP (Post-Graduation Work Permit). Podem participar estudantes internacionais que completaram um curso de ensino superior full-time — bacharelados, diplomas, certificados, mestrados, entre outros — com duração de, no mínimo 8 meses, em uma instituição elegível ao programa.
O Governo canadense divulgou uma lista com as instituições que estão designadas para o programa e você pode consultá-la no site oficial. Durante o curso, o estudante pode trabalhar meio período, ou seja, 20 horas semanais e durante as férias o período sobe para 40 horas.
Após a conclusão do curso, há um limite de 180 dias, após o recebimento do documento de conclusão, para aplicar para o PGWP e é necessário ter um status válido, caso a aplicação seja realizada dentro do país.
A duração da permissão de trabalho após o término dos estudos depende do tempo de duração do curso, é preciso verificar com um consultor educacional quais são os seus objetivos e se este programa é a melhor escolha para você.
Solicitação de residência permanente
Você também pode trabalhar no Canadá após se tornar um residente permanente por meio do Express Entry. Porém, para chegar a esta etapa é necessário preencher requisitos como fluência em inglês ou francês, além de um diploma que possa ser validado no Canadá.
A entrada no Express Entry é realizada por meio do preenchimento de um formulário online. Após definir a província que deseja morar, o sistema traça um perfil e indica o melhor programa de imigração.
É realizado um cálculo com base nas informações passadas que se transformam em uma pontuação que chega até 1.200. Idade, escolaridade, proficiência em inglês e francês, experiência de trabalho em território canadense e pontuação do cônjuge são algumas das características avaliadas. Quanto mais pontos, mais chances de conseguir o visto.
O perfil fica disponível para empresas que selecionam imigrantes e, ao alcançar o topo da lista, será necessário enviar diversos documentos, preencher outro formulário e pagar as taxas necessárias. Depois é preciso esperar o retorno da solicitação de residência permanente.
Quais são as melhores oportunidades de trabalho?
O Canadá precisa de mão de obra e essa é uma oportunidade de conquistar seu objetivo de trabalhar no país. Algumas áreas precisam de mais profissionais do que outras, como T.I., por exemplo que é uma das mais promissoras.
Além dela, há outras profissões, como já mencionamos em outro artigo aqui no blog. Negócios, administração, finanças, farmácia, administração de empresas e representante de vendas são algumas delas.
Como saber se você está preparado para a mudança?
Ir trabalhar e morar longe da família, dos amigos, em outro país, com outros hábitos e outra maneira de ver o mundo, pode ser desafiador. Uma maneira de saber se está fazendo a escolha certa é realizando um intercâmbio.
Um tempo estudando no Canadá, conhecendo o país e seus habitantes, pode ser o que você precisa para ter a certeza de que está tomando a decisão certa. Além disso, melhorar o inglês, realizar um curso profissionalizante em sua área e trabalhar durante um tempo no Canadá podem te render pontos para facilitar a imigração por meio do Express Entry.
Como se preparar para conquistar uma vaga?
Bom nível de inglês e experiência profissional anterior são muito importantes. Além disso, é preciso se preparar para a entrevista, remodelar o currículo (ele é um pouco diferente no Canadá) e escolher um emprego que você se identifique. O recrutador certamente perguntará o porquê de você estar pleiteando a vaga e a sua resposta deverá ser convincente.
O salário mínimo no Canadá é provincial, que pode variar de CAD$11.06 a CAD$15.00, dependendo da província. O custo de vida também varia de acordo com a província em que você estará hospedado. Em grandes cidades o valor do aluguel é mais elevado, assim como ocorre no Brasil.
Por isso, antes de optar por viver com o dinheiro recebido no Canadá, vale a pena conversar com um consultor e pedir informações para ter certeza de que seus planos são viáveis.
Agora que você já conhece as informações principais sobre trabalhar no Canadá, já pode começar a planejar as maneiras de conquistar seu sonho. A Canada Ponto pode te ajudar nessa tarefa, nós temos sede no Canadá e programas de intercâmbio, além de consultores educacionais que traçarão seu perfil e lhe auxiliarão a tomar as melhores decisões. Vem com a gente!