Ao entrar em contato, muitas pessoas nos fazem diversas perguntas a respeito do planejamento, funcionamento do intercâmbio. Pensando em ajudar a todos os que se interessam pelo tema, reunimos as informações principais e esclarecemos as dúvidas que costumam nos enviar. Confira o artigo e saiba tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio no Canadá!
Preço do intercâmbio: será que é muito caro?
Sem dúvidas essa é uma das perguntas mais frequentes. Muita gente acredita que, para fazer um intercâmbio é preciso juntar uma enorme quantia de dinheiro. Entretanto, a verdade é que um intercâmbio no Canadá tem um valor super acessível.
Além de sair mais em conta que um intercâmbio para outros países, como os EUA, por exemplo (por conta do valor da moeda), é possível parcelar o valor em 12 vezes se juros. Com relação aos valores, para quem deseja aprimorar o inglês e utilizá-lo no trabalho, há o curso de inglês para negócios que tem duração de um mês e custa, em média, 250 dólares canadenses por semana.
Com cerca de 8 mil dólares canadenses (23 mil reais*) é possível fazer um college público e ter a oportunidade de estudar e trabalhar no Canadá. Além disso, esse processo que facilita a imigração para o país.
O valor investido é menor ao de alguns automóveis disponíveis no mercado e você pode mudar completamente a sua vida por meio desta oportunidade. Portanto, levando em consideração os prós e os contras, além dos benefícios, decididamente um intercâmbio não custa muito caro.
*valor convertido em junho de 2019, pode sofrer alterações.
Tipos de programas de intercâmbio: como saber qual é a melhor escolha?
Existem muitos tipos de programas de intercâmbio e a escolha dependerá muito do objetivo que o aluno tem em mente. É possível vir ao Canadá para aprender inglês ou francês, fazer parte do ensino médio em uma escola canadense, cursar uma graduação, pós-graduação, doutorado ou fazer um college — similar a um curso técnico — e se aperfeiçoar em sua área de trabalho por meio de um curso profissionalizante.
Existem até mesmo pacote de viagens para grupos LGBT e intercâmbio para pessoas acima de 50 anos. Sendo assim, para fazer a melhor escolha, é importante falar com um consultor educacional da agência. Ele é preparado para traçar o perfil do aluno e indicar as melhores opções entre as disponíveis. Com ajuda profissional fica bem mais fácil tomar a decisão certa.
Imigração: como o intercâmbio vai me ajudar a imigrar?
Existem diversas formas de imigrar para o Canadá, uma dela é por meio do Express Entry. O programa leva em consideração algumas características, incluindo idade, possibilidade de adaptação ao país, nível de inglês, entre outras. Tais características são niveladas e medidas em uma pontuação. Quanto maior a pontuação, mais chances de imigrar.
Por meio do intercâmbio é possível aumentar a pontuação. Isso porque, será comprovado que o candidato veio ao Canadá, estudou, trabalhou e tem um bom domínio de inglês. Sendo assim, pode se adaptar mais facilmente ao país do que os candidatos que não possuem a mesma experiência.
Idade: qual é a melhor idade para fazer o intercâmbio?
Não há uma idade exata para se fazer intercâmbio. De fato, quanto mais cedo a pessoa vive a experiência, mais benefícios ela tende a obter. No entanto, a procura pelo intercâmbio para adultos e para pessoas da terceira idade tem crescido muito e existem diversos motivos para isso.
Um intercâmbio na vida adulta pode significar a realização de um sonho. Conhecer novas culturas, se divertir e viver experiências em um país tão fantástico quanto o Canadá é algo que pode fazer toda a diferença e transformar a vida de uma pessoa.
Tempo e destino da viagem: por quanto tempo devo fazer intercâmbio e qual é a melhor cidade para intercâmbio no Canadá?
Existem três tipos de intercâmbio: curto (3 a 4 semanas), médio (4 a 12 semanas) e longo (6 meses em diante). Cada programa possui uma duração diferente, de acordo com a carga horária da instituição de ensino e do curso escolhido.
Com relação a cidade, o ideal é verificar quais lhe interessam e confirmar se o curso desejado está disponível na cidade. O Canadá é um país muito diverso e cada uma das cidades tem seu próprio charme. Seja na badalação de Toronto, em meio a natureza de Vancouver ou mesmo no ar de interior de Edmonton, com certeza você viverá uma experiência inesquecível.
Clima: é muito gelado? Vou me adaptar?
Um dos medos dos brasileiros que vem ao Canadá é justamente o clima. Durante o verão, as temperaturas ficam em torno de 25ºC. Na primavera ela cai um pouco e o frio começa a aparecer no outono, que dura entre os meses de setembro a novembro.
O frio começa a aparecer em dezembro e, para quem nunca esteve em temperaturas negativas, o inverno canadense realmente pode parecer assustador com seus -20ºC. Porém, é sempre bom lembrar que a cidade toda é preparada para a temperatura. Os prédios possuem aquecimento, bem como os comércios, transportes e as residências.
Em algumas cidades existem os caminhos subterrâneos conectados ao metrô. Eles possibilitam que você circule pela cidade mesmo que lá na superfície esteja nevando bastante. Além disso, no inverno existem diversas atrações turísticas e atividades, além da estação proporcionar uma vista incrível com a neve cobrindo as montanhas e os prédios.
Diversão: terei tempo de conhecer os pontos turísticos e me divertir?
Se você acha que vai passar o dia estudando e não vai ter tempo de passear, saiba que está enganado. Os programas de intercâmbio são montados de forma que a pessoa tenha tempo de conciliar os estudos com o lazer.
Aqui na Canada Ponto nós montamos um roteiro que pode incluir atividades após as aulas, aos finais de semana ou em outros horários alternativos aos do curso. São muitas opções que se diferem conforme o programa, a época do ano e a cidade escolhida. No entanto, todos são divertidos e educativos.
Alimentação: como funciona a alimentação durante o intercâmbio?
A alimentação durante o intercâmbio costuma ser feita em partes na casa de família, onde o aluno tem a oportunidade de conhecer os sabores da comida canadense. No entanto, também é possível ir a lanchonetes famosas do Canadá, como o Tim Hortons, além de restaurantes diversos espalhados pelas cidades.
Dentro das instituições também costumam ter lanchonetes e o intercambista pode optar por levar o almoço de casa ou comprar algo lá.
Hospedagem: onde irei ficar durante o intercâmbio? O que acontece se eu não gostar da casa de família?
Embora exista a opção de ficar em hotéis e residências estudantis, nós geralmente recomendamos a hospedagem em casas de família, para que haja uma imersão maior na cultura e o contato mais frequente com a língua inglesa.
As famílias passam por um rigoroso sistema de seleção e, antes mesmo de fazer a viagem, o intercambista já sabe com quem se hospedará. Ele também obterá informações como se haverão outros estudantes na casa, quais são os hábitos da família e outros detalhes.
Caso não haja a compatibilidade (o que não costuma acontecer), os motivos são apurados e a transferência da hospedagem é realizada pela Canada Ponto.
Transporte: conseguirei passear pela cidade sozinho?
Apesar do medo de estar em um local desconhecido, não há com o que se preocupar. Assim que chegam ao Canadá, os estudantes são recebidos por monitores que passam todas as informações necessárias sobre localização da escola. Eles também informam sobre trajetos, mercados, restaurantes, além de levarem a turma em um tour para conhecer a cidade.
Burocracia: como funcionam os vistos, pagamento do curso, seguro-saúde e outras necessidades administrativas?
Quem faz um intercâmbio por conta própria precisa cuidar de todos os aspectos burocráticos sozinho, incluindo o visto, as transações financeiras e o seguro saúde. É necessário ter conhecimento sobre estes processos para evitar que ocorram problemas que impeçam a viagem de ocorrer.
Com a ajuda de uma agência como a Canada Ponto, a parte burocrática não é mais um problema. Os profissionais possuem todo o conhecimento necessário para realizar os processos com eficiência e tranquilidade.
Suporte: e se eu precisar de ajuda? A quem poderei recorrer?
Nem todas as agências possuem assistência no país de destino no intercâmbio. Isso pode atrapalhar a rapidez com que o atendimento é realizado. Porém, a Canada Ponto tem sede no Canadá e presta atendimento 24 horas por dia. Com isso, sempre que for necessário obter algum tipo de suporte, basta entrar em contato que um de nossos profissionais irá ajudá-lo rapidamente.
Agora que você conheceu as principais perguntas e respostas sobre intercâmbio no Canadá, conheça 10 curiosidades sobre o país que nunca te contaram!