16 de maio de 2019
by wpcanada in Calgary

Apesar de ser vista por muitos como uma cidade do interior, quem faz um intercâmbio em Calgary achando que vai encontrar uma cidade pequena e pacata pode se surpreender. Além de ser a maior de Alberta e a terceira mais populosa do Canadá, Calgary ainda conta com tudo o que as grandes cidades possuem Isso inclui os supermercados, restaurantes, bares, shoppings, museus, parques, grandes eventos e muita gente jovem. Conheça mais sobre ela e confira se é o destino certo para o seu intercâmbio!

Principais características de Calgary

Imagine uma cidade limpa, acolhedora, em constante crescimento e que mistura o ar de cidade do interior com o conforto da cidade grande. Esta é Calgary. Nela, estão as sedes das empresas petrolíferas e entre os grandes prédios, carros e ônibus, você encontra muito verde. Confira abaixo outras características importantes sobre a cidade.

Transporte

O sistema de transporte é pontual, eficiente e rápido e, além dos ônibus, a cidade conta com os C-Train, que são trens com trajeto pela superfície e percorrem 59 km de todas as redondezas da cidade. Se você gosta de andar de bicicleta, pode aproveitar para usufruir dos 400 km de faixas de bicicleta e ainda contar com o respeito dos motoristas, pois a bicicleta é vista como um meio de transporte como os outros — inclusive, precisa seguir as mesmas regras de trânsito. Para quem gosta de caminhar, a +15 Skywalk é uma ótima opção. Por ser uma rede de passarelas de mais de 18 km e conectar escritórios, shoppings, restaurantes e escritórios, ela ajuda muito durante o inverno. A Ponte da Paz também é excelente para caminhar e ainda proporciona uma bela vista.
Ponte da Paz

Clima

Durante o inverno, o clima é bem frio, no entanto, por conta do clima seco e da proximidade com as montanhas, a sensação térmica não é tão baixa. Além disso, ocorre o fenômeno Chinook que são os ventos quentes que aumentam a temperatura e alivia o frio do inverno. Já durante o verão, a temperatura é bastante alta.

Multiculturalidade

Assim como ocorre em outras cidades do Canadá, quem opta pelo intercâmbio em Calgary pode conhecer diversas culturas, uma vez que muitos imigrantes povoam os bairros e regiões. Enquanto na Northwest há muitos indianos, por exemplo, a Chinatown de Calgary é a terceira maior do Canadá. Os visitantes são muito bem recebidos e acolhidos por todos os canadenses, sejam eles imigrantes ou não. A cidade também é muito segura e o contraste de todos esses benefícios com as cidades brasileiras impressionam os brasileiros que a visitam.

Gastronomia

Além dos pratos típicos do Canadá e dos diversos restaurantes que servem comidas de várias nacionalidades, em Calgary você encontra alguns pratos nada convencionais, como é o caso do hot beef sundae (purê de batata para imitar o sorvete, carne assada com molho e cheddar ralado e creme azedo por cima), do deep-fried coke (massa congelada e frita com sabor de cereja, canela e Coca-Cola, depois é coberta de xarope de Coca-Cola, creme batido, açúcar, canela e cereja.) e o deep-fried oreo (biscoito empanado e frito).
Deep Fried Oreo/Fonte: Flickr
Mas, se você não gosta de experimentar sabores exóticos, saiba que por lá também é possível encontrar pratos mais tradicionais. Para conhecer bons restaurantes na cidade, a dica é visitar o centro, na área da Stephen Avenue.

Atividades que valem a pena fazer durante o intercâmbio em Calgary

Outra coisa que não falta em Calgary são opções de atividades para se divertir muito, seja durante o verão ou inverno. Separamos as principais para você.

Assistir aos rodeios

Calgary é conhecida como uma “cidade country” e um dos motivos são os cowboys e os rodeios que ocorrem na cidade. No verão, durante a primeira quinzena de julho, ocorre o mais famoso deles, o Calgary Stampede.
Este evento começou no final do século XIX e ocorre até hoje, trazendo desfiles de comitivas, além de shows musicais, feira agropecuária, barracas de comida, parque de diversão, jogos de sorte no Cowboys Casino e diversas outras atividades.

Ir às baladas noturnas

Além das baladas country, em Calgary a vida noturna é bem movimentada e você pode visitar bares e pubs que tocam jazz e blues, além de atrações e eventos de música que ocorrem principalmente no Eau Claire, durante o verão.

Conhecer os parques

Aproveite as temperaturas amenas para conhecer o lado verde da cidade. Cortada pelos rios Bow e Elbow, a pesca e o rafting são comuns na região. Os parques também são famosos por sua beleza e existem vários deles, mas não deixe de conferir o Fish Creek Provincial Park e o Prince’s Island Park.

Ir aos pontos turísticos mais famosos

Quanto aos pontos turísticos, existem muitos deles que podem ser visitados durante seu intercâmbio em Calgary. A Calgary Tower é um dos mais famosos por ter 191 metros de altura e proporcionar uma visão panorâmica  das Montanhas Rochosas que ficam bem próximas.
O Centro de Cultura Chinesa também é muito lindo, inspirado no Templo do Céu, de Pequim e localizado na Chinatown, é um bom meio de conhecer a cultura chinesa também. Se você quer ir a um bom museu durante o seu intercâmbio em Calgary, a recomendação é o Glenbow, um dos maiores da região e que conta com um acervo impressionante. Já para quem é fã de esportes, o mais recomendado é o Scotiabank Saddledome, um estádio em forma de sela que foi palco da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1988.
Atualmente, por lá você assiste campeonatos de hóquei e até grandes shows de rock. Já no Winsport, o parque esportivo, você pode praticar mountain bike no verão e esqui e snowboarding no inverno. Apesar de não ser exatamente na cidade, as Montanhas Rochosas precisam estar em seu roteiro, assim como os parques nacionais de Banff e Jasper. Eles são realmente encantadores! Viu quanta coisa é possível fazer durante um intercâmbio em Calgary? Isso porque não falamos sobre todas as opções, foram apenas algumas das principais. A cidade é incrível e vale a pena conferir com os próprios olhos! Se você gostou da cidade, mas ainda não sabe se vale a pena fazer um intercâmbio, confira agora 7 motivos pelos quais você deveria estudar no exterior!