Quer estudar no Canadá e está com medo de ter o visto negado? Esta é a preocupação de muitos intercambistas e não é à toa. A falta de um documento, a omissão de uma informação — ainda que desproposital — pode levar a recusa e acabar com os seus planos.
Sabendo disso, separamos os principais motivos que levam os oficiais a negarem o visto. Confira quais são e se prepare melhor!
Informações falsas e omissão de documentos
Também conhecida como misrepresentation, a negação se dá quando o aplicante transmite informações que não são verdadeiras e podem levar a uma decisão incorreta do oficial.
Até mesmo dados que parecem “inofensivos”, como vistos negados anteriormente e permanência ilegal após a expiração do visto em algum país, podem ser considerados como fraude e causar um resultado negativo. Além disso, fica mais difícil solicitar o visto novamente depois, pois ocorre a perda de credibilidade.
Problemas de saúde
Pessoas que possuem doenças graves e/ou contagiosas (HIV, diabetes, hepatite A) podem ter o visto negado. Além disso, quem utiliza medicamentos ou drogas precisa avisar. São feitos exames de urina, de sangue e também toxicológicos. Caso seja detectada alguma substância não declarada, o visto é negado por conta da informação omitida.
Ficha criminal
Se o brasileiro tem uma ficha criminal e tenta tirar o visto, ele provavelmente não conseguirá. A segurança é de extrema importância para os canadenses. Se você for considerado um risco de alguma forma, seu visto será negado.
Em alguns poucos casos em que o delito foi pequeno e ocorreu a muitos anos atrás, há chances de que isso não seja levado em consideração. Vale ressaltar, que se o crime ocorreu antes da maioridade, não é necessário mencionar.
Falta de documentos
Embora haja uma extensa lista de documentos no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada), também é importante apresentar quaisquer documentos extras que sejam necessários para comprovar uma informação que tenha sido apresentada.
Quando ocorre a falta de documentos, o oficial pode declarar misrepresentation, o primeiro motivo abordado no tópico. Isso porque ele pode considerar que você omitiu o documento, ainda que não tenha sido proposital. Sendo assim, é bom estar atento.
Falta de recursos financeiros
Um dos requisitos para tirar o visto é a comprovação de valores. É necessário apresentar o extrato com uma boa quantia disponível, para mostrar que há dinheiro suficiente para pagar os estudos e se sustentar no país. Além disso, é necessário prestar contas sobre a procedência do dinheiro para comprovar que você o recebeu legalmente.
Falta de vínculo com o país de origem
O setor de imigração sempre analisa se o aplicante tem algum vínculo com seu país de origem. Isto serve para ter certeza de que após os estudos ele irá retornar. Por este motivo, pessoas adultas e solteiras, desempregadas e sem bens possuem mais chances de ter o visto negado.
Se, mesmo com toda a atenção necessária o seu visto for recusado, o primeiro passo para reverter a situação é requisitar um detalhamento dos motivos que levaram o oficial a negar o pedido.
Para isso, se você estiver fora do Canadá, é possível solicitar o Access to Information Act, já se você estiver dentro do país, é preciso solicitar o Privacy Act. Com o motivo em mãos, fica mais fácil compreender porque você teve o visto negado e tentar novamente com mais chances de obter sucesso.
As chances de ter o visto aprovado são muito maiores quando você tem a ajuda de um consultor especializado. Ele poderá indicar qual o melhor tipo de visto para aplicar e quais documentos precisam ser entregues, além de te poupar da parte burocrática.
A Canada Ponto realiza este serviço, além de indicar o programa mais adequado para o seu intercâmbio ser um sucesso. Entre em contato conosco!