21 de março de 2019
by wpcanada in Atividades no Canadá

O Canadá é um país muito procurado para quem deseja ter experiências turísticas incríveis, afinal, além das muitas qualidades do país, como a educação de qualidade, multiculturalidade e o fato de ser bilíngue, ainda tem as belezas naturais que compõem a paisagem.

A Aurora Boreal é um evento incrível que colore a atmosfera de forma quase mágica e pode ser vista em áreas polares. Se você tem vontade de presenciar o fenômeno da Aurora Boreal no Canadá, confira algumas dicas e descubra como ter a melhor experiência!

Entenda o que é Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um  fenômeno que ocorre por conta das alterações climáticas causadas pelas mudanças das estações e da grande quantidade de tempestades solares que atingem os extremos do planeta. Assim que os ventos solares entram em contato com o campo magnético da terra, há um choque natural que provoca variações na atmosfera e reage visualmente com cores e formatos variados.

Ela pode se manifestar por meio de pontos luminosos, faixas circulares ou no sentido horizontal. Quando ele acontece, é comum que ocorram instabilidades nos sistemas eletrônicos. Em 1989 a transmissão de energia em Québec caiu por conta do alto poder magnético deste fenômeno.

Não é só no planeta Terra que este acontecimento ocorre, Marte e Saturno também são afetados. Galileu Galilei batizou o fenômeno em 1619, inspirado na Deusa do Amanhecer (Aurora) e em seu filho, Deus do Vento do Norte (Bóreas). O canal do YouTube Fisicool tem um vídeo em que explica detalhadamente o que é Aurora Boreal, veja:

Saiba onde ver a Aurora Boreal no Canadá

O Canadá é um dos destinos preferidos dos turistas que desejam ver a Aurora Boreal, pois no país ela acontece com mais intensidade. No entanto, ela também pode ser vista em países como Finlândia, Noruega, Islândia e Suécia. Conheça as melhores regiões do Canadá para melhorar ainda mais a sua experiência.

Whitehorse

Se você quer ter uma visão incrível da Aurora Boreal no Canadá, vá para Whitehorse, em Yukon. O local fica um pouco acima de British Columbia, bem perto do Alasca. Além da vista maravilhosa, lá você também pode aproveitar para curtir o inverno canadense e conhecer estações de esqui muito legais.

Lake Superior (Lago Superior)

Considerado o maior lago de água doce do mundo, quando se trata de extensão territorial, o Lago Superior está localizado entre Ontário (Canadá) e Michigan, Minnesota e Wisconsin (EUA). Nele, é possível ver de perto o espetáculo de cores que ocorre durante o evento.

Yellowknife

Localizada nos territórios do norte, Yellowknife é uma região de difícil acesso, mas que também tem uma vista espetacular do evento.

Alberta

A atração também ocorre na província de Alberta. Por lá é possível ver o evento no lago Minnewanka, que é de fácil acesso. Se você estiver na cidade de Banff, lá também tem o lago Castle Junction e o Peyto, ambos transitáveis de carro.

Outras províncias

Em Québec é possível observar a Aurora Boreal em Kuujjuaq localizada na região nordeste da província. Montreal, Manitoba e Saskatchewan também são muito procuradas durante a época da Aurora Boreal no Canadá. Elas ainda oferecem belas paisagens e comidas típicas canadenses.

Descubra as melhores épocas para presenciar o fenômeno

Sem dúvidas a melhor época para assistir a Aurora Boreal no Canadá é durante o inverno, que ocorre no país entre os meses de setembro e outubro. Em algumas regiões (Churchill, província de Manitoba, e Whitehorse, na província de Yukon), é possível assistir ao evento nos meses de fevereiro e março, que é quando a intensidade da luz está maior.

Se você está planejando o seu intercâmbio, aproveitar para ver a Aurora Boreal no Canadá é uma excelente escolha. Além de conhecer pontos turísticos e obter todas as vantagens proporcionadas pelo intercâmbio, você ainda poderá vivenciar este fenômeno da natureza acontecendo!

Gostou de saber sobre a Aurora Boreal? Então você também vai gostar de conhecer essas 10 curiosidades sobre o Canadá que nunca te contaram!