Conhecer a melhor idade para aprender inglês e francês e saber como ocorre o aprendizado da língua em cada etapa da vida pode contribuir muito em seus estudos. Isso porque o aprendizado de um segundo idioma ocorre de forma diferente de acordo com a idade.
Existem vários fatores que contribuem com isso, biológicos e sociais. Continue a leitura e entenda melhor o assunto!
O que os cientistas dizem
Uma pesquisa recentemente divulgada pelo MIT no periódico Cognition indica que a melhor idade para aprender idiomas com fluência é ao redor dos 10 anos de idade. De acordo com o teste realizado, até essa idade é possível tornar-se completamente fluente.
O estudo também afirma que até os 18 anos os adolescentes continuam a ter facilidade para aprender idiomas e que isso é perdido ao longo do tempo.
Isso pode ocorrer porque o cérebro fica menos mutável ou adaptável na fase adulta. Há ainda o fato de que após a adolescência aumentam as responsabilidades e tarefas, além das questões culturais.
Aprendendo idiomas em todas as idades
O fato de que crianças e adolescentes conseguem aprender mais rápido uma nova língua não significa que não há como aprender inglês ou francês em outras idades. Na verdade, outros estudos apontam que aprender um novo idioma faz bem ao cérebro e podem até retardar doenças de degeneração verbal, como a demência.
Algumas atitudes podem facilitar o aprendizado de pessoas de qualquer faixa etária. Conheça alguns.
Não tenha medo de errar
Uma das maiores dificuldades do aprendizado de uma nova língua é o medo e vergonha da exposição. Em alguns casos, a pessoa passa por uma situação em que se sentiu constrangida após cometer um erro e depois tem medo de se expor e errar novamente.
É preciso compreender que, ao aprender inglês e francês ou qualquer outro idioma, hora ou outra os erros podem acontecer. Estar aberto a tentar ao invés de se obrigar a entender tudo de cara é uma postura bem mais produtiva.
Assista a filmes e séries estrangeiros
Assistir a filmes e séries no idioma que você está aprendendo é uma forma de treinar seus ouvidos. A primeira vez pode ser com legendas em português. Na segunda, coloque legendas conforme o idioma estudado. Na terceira, tente assistir ao filme no idioma original e sem legendas.
Além de inserir a conversa dentro do contexto, os filmes ajudam a aumentar o vocabulário — e ainda são divertidos.
Ouça músicas e aprenda as letras e as traduções
As músicas são uma forma muito motivacional para aprender novos idiomas. Além de ter a oportunidade de cantar uma música que você gosta sem errar a letra, você consegue compreender o que ela diz e ainda melhora sua pronúncia e aprende novas palavras.
O intercâmbio como melhor opção para aprender inglês e francês
A pesquisa do MIT que citamos no início do artigo também apontou que as pessoas que aprendem uma nova língua por imersão, ou seja, estudando ou morando no país de origem do outro idioma, são mais fluentes.
Isso acontece porque é muito mais fácil aprender a língua quando utilizá-la é uma necessidade. Observe estes dois exemplos:
- O aluno está em uma sala de aula estudando como comprar uma garrafa de água em um estabelecimento.
- O aluno está em outro país, com sede, e precisa comprar uma garrafa de água.
Qual das duas situações será memorizada com mais facilidade? Provavelmente a segunda. Mesmo porque ele terá de repeti-la sempre que houver a necessidade novamente.
Expressões, modo de falar e outras características também são assimiladas com uma facilidade muito maior em um intercâmbio.
Sendo assim, independentemente da idade, o intercâmbio é uma maneira muito eficiente de aprender inglês e francês. Principalmente para o Canadá, que tem esses dois idiomas como oficiais.
Se você quer aprender inglês ou francês e ainda viver experiências únicas em um país incrível, entre em contato e faça um intercâmbio com a Canada Ponto!