Você está planejando fazer um
intercâmbio no Canadá? Existem tipos de acomodações diferentes e cada uma delas tem suas particularidades. Por isso, escolher entre hotel, homestay ou residência estudantil é uma etapa importante do planejamento. Conheça agora mesmo as diferenças entre elas e descubra qual a melhor opção para o seu intercâmbio!
Casa de família (homestay)
A casa de família — também conhecida como homestay e host family — costuma ser a mais escolhida entre todas elas. Isso porque as vantagens deste tipo de acomodação são bem animadoras. Para começar, você conviverá com canadenses e aprenderá sobre a cultura deles bem de perto.
Além disso, para se comunicar com a família, você precisará falar em inglês o tempo todo. Isso é uma grande vantagem para quem tem como objetivo desenvolver a fluência na língua inglesa.
Por outro lado, você terá de seguir as regras da casa. Cada família tem seus costumes e, em alguns casos, horários definidos para as refeições e para estar em casa. Mas calma, você não será inserido em uma família aleatória.
Algumas agências (como a Canada Ponto), tem
consultores educacionais que traçam um perfil e analisam fatores como alergias, preferências alimentares — se você é vegetariano, por exemplo — e outros pontos que aumentem as chances de compatibilidade entre o estudante e os anfitriões.
Caso você não se adapte à família que te recebeu, sempre existe a oportunidade de entrar em contato com a agência e trocar de família ou mesmo de tipo de acomodação.
Residência Estudantil
Se você tem dúvidas entre a casa de família ou residência estudantil, tem que saber que esta última é como um hotel, com a diferença de que lá se hospedam apenas estudantes que podem, ou não, ser da mesma instituição que você. Apenas maiores de idade podem ficar nesse tipo de acomodação.
Algumas oferecem opções de quartos compartilhados ou individuais, mas normalmente as outras áreas como cozinha e banheiro são comunitárias.
A liberdade em uma residência estudantil é bem maior, já que você pode chegar ou sair a hora que quiser — desde que use o bom senso sempre e não chegue de madrugada fazendo barulho. Algumas delas têm cantinas ou restaurantes, mas o horário das refeições costuma ser bem restrito.
Caso não tenha, você será responsável por fazer compras e cozinhar todas as suas refeições. Também não costuma ser permitido receber visitas e existem regras que, embora não sejam tão rígidas, devem ser seguidas.
Entre as maiores vantagens da residência estudantil está o fato de que elas costumam ficar bem próximas da escola ou têm fácil acesso. Diferentemente das homestays, que podem se localizar em áreas residenciais mais longe do centro.
Algumas residências contam com serviços extras como lavanderia, pub e outros. Vale a pena conferir o que há disponível e calcular se vale a pena.
Hotel
Dos três, o hotel é a opção mais cara. Isso porque nele os quartos são privativos e você conta com serviços como limpeza, serviço de quarto, além de serviços e espaços especiais que variam de um estabelecimento para o outro.
Você também tem a liberdade de escolher o local e reservar um quarto em um hotel próximo da
escola que irá estudar, facilitando o deslocamento.
Agora que você conhecer as características que diferenciam as acomodações, já sabe se vai optar por um hotel, homestay ou residência estudantil? Na Canada Ponto nós auxiliamos o estudante em todas as etapas, inclusive na escolha das acomodações.
Se você gostou das informações sobre a homestay,
aproveite para se informar melhor sobre como elas funcionam, como funciona a seleção e muito mais!