17 de julho de 2018
by wpcanada in Estudo e Trabalho

Fazer o ensino superior no Canadá é uma oportunidade incrível de se preparar para o mercado de trabalho e voltar para o Brasil com uma bagagem de dar inveja. É ainda uma boa chance de começar a se adaptar para no futuro iniciar o processo de imigração.

No entanto, as instituições canadenses exigem um nível de inglês avançado, comprovado por meio de um teste de proficiência como o TOEFL e o IELTS. Quem ainda não tem o domínio da língua, pode optar pelo Pathway. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura do artigo!

Descubra como funciona o Pathway

O Pathway é um programa de inglês acadêmico. Ele tem como objetivo preparar aqueles que não atingiram a nota mínima de inglês exigidas pelas provas de proficiência ou quem deseja se preparar melhor para estudar no Canadá.

Como o próprio nome indica, ele é um “caminho” que ajuda a preparar os alunos para o sistema de ensino no Canadá. As aulas têm como objetivo desenvolver a leitura, escrita e compreensão. Elas ainda proporcionam o aprendizado para a preparação de ensaios, artigos científicos, apresentações orais e trabalhos em grupo.

Nivelamento

Existem vários níveis de inglês oferecidos e, por este motivo, o aluno precisa passar por um teste de nivelamento. Por meio desse teste, a escola de inglês calculará o tempo médio necessário de duração do Pathway daquele aluno.

Matrícula no curso

Assim que o aluno contrata um Pathway, o College ou a Universidade em que ele fará o curso emite uma Carta Condicional. Nela estará estipulado que o aluno foi aceito, desde que ele atinja o nível necessário para entrar no curso.

As aulas só poderão ser iniciadas quando o nível for atingido. Se isso não acontecer, será necessário mudar a entrada do programa. Por este motivo é tão importante fazer o teste de nivelamento com atenção.

Saiba qual a vantagem de optar por esse programa

Alguns estudantes questionam a vantagem do Pathway. Afinal, não seria melhor estudar inglês aqui no Brasil e só depois tentar o ensino superior no Canadá? A resposta é não.

Por mais que você opte por um curso intensivo aqui no Brasil, o tempo que levará para atingir um bom nível de inglês é muito maior quando comparado ao do Pathway.

Mesmo porque o programa não é apenas um curso de inglês no exterior. Durante o período do Pathway, o estudante fica imerso na cultura canadense. Ele se comunicará em inglês e desenvolverá habilidades acadêmicas que o deixarão mais preparado para cursar o ensino superior.

Os canadenses utilizam o método “self study”, em que os alunos assistem discussões nas aulas, mas dali em diante precisam preparar trabalhos, palestras e seminários sozinhos. É diferente do que acontece aqui no Brasil. Sem um preparo, talvez não seja possível ter um aproveitamento completo da graduação.

Entenda porque não é possível trabalhar durante o Pathway

Não há como falar do Pathway sem tocar neste assunto, já que ele costuma ser uma das maiores dúvidas de quem se interessa por este programa. Fato é que, assim como ocorre com os cursos de inglês, nem o estudante, nem seu cônjuge, podem trabalhar durante o Pathway.

Somente a partir do primeiro dia no College ou na Universidade é que o estudante poderá trabalhar. Ainda assim, o horário é restrito em 20 horas semanais no período das aulas e 40 horas nas férias. Já o cônjuge, recebe um open work permit (visto aberto de trabalho) sem limite de horas.

Conheça a história da Tathiane Martins, que divide a sua experiência de como fazer o Programa Pathway, sem a necessidade do IELTS, na escola GEOS Languages Plus em Ottawa, Ontario.

Após a conclusão do programa pathway, a Tathiane iniciou o curso de gestão de culinária (culinary management) no Algonquin College, um dos melhores colleges em Ontario!

O Pathway, sem dúvidas, é uma ótima opção para quem tem interesse em fazer o ensino superior no Canadá. Se você tem interesse neste programa, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!