Estudar fora realmente é uma decisão importante, que gera sentimentos como ansiedade e medo. Por isso, saber quais são os mitos e verdades sobre intercâmbio é essencial para não gerar expectativas irreais e, ao mesmo tempo, não se preocupar à toa. Confira agora os 10 mitos e verdades que separamos para vocês!
Precisa ser rico para fazer intercâmbio
Mito
Você não precisa ser rico para fazer um intercâmbio. É possível adaptar o programa conforme suas possibilidades. Alguns fatores como optar por acomodações mais viáveis como as casas de família e economizar durante o intercâmbio também o tornam mais acessível.
Sem contar que os maiores gastos acontecem no primeiro mês, depois as despesas estabilizam e é mais fácil administrar o dinheiro.
Dá para viajar bastante e gastar pouco
Verdade
Se você fizer intercâmbio no Canadá, perceberá que é bem fácil viajar para as cidades próximas gastando pouco. Além disso, é possível ir até os EUA e países vizinhos gastando bem menos quando comparado a uma viagem daqui do Brasil até eles.
É possível cobrir parte dos custos com um trabalho temporário no país de destino
Verdade
Se você não tem muitas condições de arcar com todos os custos, pode procurar um trabalho temporário. Entretanto, é preciso verificar se o país aceita que pessoas da sua idade trabalhem (no caso dos jovens). Alguns programas voltados para esse tipo de negociação e no Canadá existem vistos específicos para quem deseja estudar e trabalhar.
Tem que ser completamente fluente em inglês
Mito
Muita gente acredita que só dá para fazer intercâmbio se for completamente fluente na língua local. Esse é um mito, pois é possível fazer o intercâmbio mesmo sem muito conhecimento e aprender durante o tempo que estiver lá.
Ainda assim, vale a pena se preparar ao menos o básico para conseguir se comunicar com as outras pessoas inicialmente. O vocabulário vai se expandindo com o tempo.
O intercâmbio é valorizado no mercado de trabalho
Verdade
A experiência de fazer um intercâmbio muda a forma como as pessoas enxergam o mundo, além de proporcionar responsabilidade e independência. Dessa forma, mesmo que o intercâmbio não esteja relacionado à área de trabalho da vaga disputada, seu currículo será muito valorizado.
É fácil se adaptar
Mito
Existem muitos fatores que podem facilitar ou dificultar a sua adaptação. Afinal, será um país novo, com outros costumes, outra língua e outra alimentação. No início, é comum se sentir deslocado, mas isso não chega a ser um problema muito grande. Os intercambistas costumam dizer que começam a se sentir em casa depois de algumas semanas.
A casa de família é só para adolescentes
Mito
Qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio e optar pela acomodação em uma casa de família, independentemente da idade. Durante o planejamento, a agência traça um perfil e verifica um anfitrião que seja compatível.
A melhor época para o intercâmbio é depois do Ensino Médio
Mito
A melhor época para um intercâmbio depende muito da maturidade, dos objetivos e das necessidades de cada um. Sendo assim, basta estar preparado para sair da zona de conforto e viver essa aventura que é o intercâmbio.
É possível conhecer pessoas do mundo todo
Verdade
Durante o intercâmbio você não vai encontrar somente os habitantes locais. Por isso, uma das vantagens de viver essa experiência é encontrar pessoas de vários lugares do mundo e assim ter contato com diversas culturas.
É preciso se preparar de três a seis meses antes
Verdade
O ideal é começar a se preparar antes, para pesquisar sobre a cultura do destino que você escolheu, separar os documentos, fazer os exames, tirar o visto e evitar contratempos. Com isso, você se sente mais seguro e reduz um pouco toda a ansiedade que é comum durante a preparação para o intercâmbio.
Com a ajuda de uma agência de intercâmbio (como nós), o tempo é menor, já que nós prestamos todo o suporte para que você faça seu intercâmbio com tranquilidade e segurança.
Gostou de conhecer os mitos e verdades sobre o intercâmbio? Curta nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos sobre o tema que com certeza irão te interessar!