19 de junho de 2018
by wpcanada in Intercâmbio no Canadá

O High School é um programa de intercâmbio voltado para jovens de 15 a 19 anos que tenham interesse em fazer o ensino médio ou parte dele no exterior. Normalmente quem tem interesse nesse programa fica em dúvida sobre diversas questões. A mais comum é se esse tipo de programa realmente vale a pena.

Pensando em ajudar, criamos este artigo para que você pudesse chegar às suas próprias conclusões. Continue a leitura!

É uma excelente forma para se tornar maduro e responsável

Um dos fatos inegáveis do intercâmbio é que ninguém é o mesmo após passar por essa experiência. O adolescente que vai morar fora por um período, precisa se adaptar a resolver problemas e situações por conta própria. Por este motivo, o amadurecimento e a responsabilidade surgem naturalmente.

Há ainda a vantagem de imergir completamente na cultura do outro país, frequentando a escola com os jovens locais, adaptando-se aos costumes e a rotina de um país estrangeiro e convivendo em uma realidade que é diferente da que ele vive aqui no Brasil.

É mais fácil se tornar fluente no inglês

Durante o período de estudos, o aluno ainda tem a oportunidade de aperfeiçoar o inglês e se tornar fluente antes mesmo do término do ensino médio. Esse, de fato, é um diferencial que pode contribuir para continuar os estudos em uma universidade estrangeira ou mesmo se destacar no mercado de trabalho brasileiro.

Além disso, um diferencial do High School é que, como o intercambista é menor de idade, ele precisa seguir diversas regras. Os pais podem ficar tranquilos com relação à segurança, pois ele não poderá fazer coisas como beber, chegar tarde e outras atitudes que o coloquem em risco.

Há vantagens em optar especificamente pelo Canadá

Ok. Agora você sabe que fazer um high school tem muitas vantagens, mas deve estar se perguntando: por que no Canadá? Para começar, ele é um dos destinos mais procurados por brasileiros quando se trata do High School e é um dos países mais solícitos para receber imigrantes.

Referência em ensino e economia

A ONU considera o Canadá como a 5ª nação mais feliz do mundo e o país é referência em ensino e qualidade de vida. Além disso, o intercâmbio ainda sai mais em conta quando comparado com outras opções como os EUA.

O intercâmbio pode ser feito em uma escola pública ou privada

O ano acadêmico do país começa em agosto ou setembro e finaliza em junho. Existem pausas para as férias de verão, Natal, Ano Novo e Spring Break. Para os estudos, o intercambista pode optar por uma escola pública ou particular.

As duas são pagas e de altíssima qualidade. No entanto, a diferença é que a escola pública tem disciplinas mais abrangentes como artes, teatro e esportes. Já as escolas particulares, têm um foco mais acadêmico e costuma ser a melhor opção para quem deseja cursar uma universidade estrangeira.

Durante a estadia, o aluno pode ficar em uma casa de família, que geralmente é a opção mais recomendada pelos especialistas. Nas instituições privadas também existe a possibilidade de morar em um alojamento da escola. Tais detalhes podem ser acertados com a agência de intercâmbio.

Período escolar cursado válido no Brasil

Por fim, é importante mencionar que o período escolar feito no High School é válido no Brasil. Porém, para isso, é importante que o aluno curse o currículo que teria de cursar aqui no Brasil. Portanto, é necessário solicitar essas informações antes do intercâmbio.

O High School pode complementar o College e University

Uma das dúvidas mais frequentes quando o intercambista está decidindo fazer ou não o High School é saber se deve optar por esse programa ou pelo College e Universidade. A decisão dependerá muito dos objetivos do aluno, que deve entender as diferenças dos resultados que cada uma pode proporcionar.

No caso do High School, o programa proporciona desenvolvimento e amadurecimento pessoal, além do domínio de uma segunda língua. Já no College/Universidade, o aluno aprofunda os conhecimentos da área profissional que deseja trabalhar. Neste caso, o preparo é mais voltado ao mercado de trabalho.

Vale ressaltar, que fazer o High School não elimina a oportunidade de fazer o College ou a Universidade no futuro. Na verdade, eles podem se complementar e proporcionar vivências que contribuirão muito para o desenvolvimento do intercambista.

Agora você provavelmente já obteve informações suficientes para saber se o High School vale a pena ou não para você. Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre esse programa? Entre em contato conosco!