Você sabia que agora é possível viajar ao Canadá sem precisar ter um visto? O fato já é realidade desde o dia 1º de maio de 2017. Nesta data, o CIC (Citizenship and Immigration Canada), órgão responsável pela imigração do Canadá, anunciou que alguns brasileiros não vão mais precisar de visto para visitas temporárias ao país.
Para entender melhor o assunto e saber se você se enquadra no perfil necessário para obter a isenção do visto canadense para brasileiros, continue a leitura do artigo!
Quem pode se beneficiar da isenção do visto canadense para brasileiros?
Se você está interessado em obter a isenção, o primeiro passo é descobrir se está apto a recebê-la. A facilidade vale para brasileiros que já tenham viajado para o Canadá nos últimos dez anos ou tenham visto válido de não imigrante para os Estados Unidos. Esses viajantes precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA).
Essa autorização consiste em um formulário eletrônico em que contam as especificações da viagem. Quem preenche os requisitos necessário para solicitá-lo pode fazer isso por meio da internet, ou seja, a tarefa é simples e prática.
O valor é de apenas 7 dólares canadenses. Além disso, a autorização costuma ser bem rápida, a menos que sejam solicitados outros documentos. Neste caso, pode demorar alguns dias a mais. A validade é de cinco anos ou até que o passaporte expire.
De acordo com o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, a medida visa facilitar a entrada temporária de brasileiros no país, seja para o lazer ou a trabalho.
O que fazer caso não se encaixe nas exigências?
Quem não atende a essas condições continuará precisando pedir o visto para entrar no país. O documento custa cerca de 100 dólares canadenses, além de mais 30 dólares canadenses de taxa. Para verificar mais informações a respeito, acesse o site do Consulado-Geral do Canadá.
Vale lembrar, que a eTA vale para viagens aéreas. Sendo assim, caso precise chegar ao país de carro, ônibus, trem, navio ou cruzeiro, precisará de um visto. O mesmo ocorre para quem vai viajar ou trabalhar por mais de seis meses.
A isenção do visto canadense para brasileiros já facilitou a viagem de muita gente desde a sua aprovação. Caso você esteja de acordo com as exigências, aproveite este benefício e faça sua viagem com mais facilidade.
Lembre-se de que, se estiver interessado em realizar um intercâmbio, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco!